Neste ano, visitei o parque em um dia normal, onde pude observar características similares e basilares de gestão e atendimento para dividir com vocês.
Transcrevo o relato de 2010 e comentários atualizados de 2013:
Em 2010:
O convite estava marcado para as 9h da manhã. Chegamos um pouco antes, por volta das 8h40m e já havia muita gente… Filas enormes para a entrada do parque. Quando entramos no hall fomos imediatamente recepcionados por um rapaz sorridente, feliz que rapidamente nos indicou o local onde deveríamos esperar a entrada. Enquanto aguardávamos na fila, a nossa surpresa e astral de magia já iniciou… Uma banda tocava músicas antigas e novas para deleite de quem aguardava e em poucos minutos começaram a aparecer o pessoal do elenco do Beto Carreiro, Peter Pan, Conde Drácula (perfeito, maquiagem exemplar, representação como ator fantástica), pessoal tipo Avatar, enfim, inúmeros personagens, sorridentes, brincalhões e altamente dispostos a tirar fotos, e tornar aquele ambiente (que era uma fila, lembre-se disto) numa experiencia única.
Ali, na recepção, começou a gestão. Exemplar a forma como uma experiência que poderia ser chata como qualquer fila, se transformou no início da magia do parque.
Logo após as 9h conseguimos entrar no parque. Ficamos na praça de eventos, onde foi descerrada a placa comemorativa aos 19 anos do Beto Carreiro. Nem percebemos o tempo passar. Todo pessoal do elenco estava ali se divertindo com o público, além de um DJ sensacional que estava animando a todos com músicas alegres e dançantes.
As 10h fomos liberados para adentrar ao parque e nos e divertimos. Durante o dia a experiência mágica se confirmou. A cada brinquedo fomos recebidos com um sorriso, com a mesma energia do início.
No final do dia fomos brindados com um show emocionante, de encher os olhos de lágrimas: Um sonho de cowboy. Sensacional.
Do início ao final do dia, exemplos a cada momento de gestão, motivação de equipe, foco do negócio em cada funcionário, enfim, um verdadeiro exemplo de gestão.
Conversei com advogada do Depto. Jurídico e ela me informou que este brilho, gentileza e força que presenciamos são obra do próprio Beto Carreiro que, quando vivo, motivava pessoalmente os funcionários com um carisma e força incrível. Belo saber que seu filho Alex está mantendo este sonho vivo.
Gestão é muito mais que simples aplicação de técnicas de administrativas, gestão é a prática de tudo que se escreve, lê e ouve. Gerir um negócio é um desafio que envolve pessoas, tecnologia e porque não, magia. E em tudo isto, o Beto Carreiro é um exemplo.
Aproveite para conhecer este exemplo. Acesse: http://www.betocarrero.com.br/
Isto foi em 2010, num evento fechado de aniversário. Na semana passada (2013) estive num dia normal de trabalho no mesmo parque, mesmo lugar, mesmo brinquedos (alguns a mais, lógico) e sabe o que encontrei?
Três palavras chaves: Organização, treinamento e atendimento.
Organização das pessoas desde a chegada (com pessoas fantasiadas brincando conosco antes mesmo da entrada no parque), dentro do local, com instruções efetivas e claras e muita paz e tranquilidade em tudo que nos propomos a fazer.
Treinamento, pois as pessoas que recepcionavam em cada brinquedo com sorriso largo e palavras gentis não nascem em árvores. Precisam ser treinadas e principalmente constantemente monitoradas, pois o sucesso de um mega empreendimento como o Beto Carreiro está e passa pelas pessoas que ali atendem e trabalham.
Atendimento, quiçá o ponto chave que mais uma vez me surpreendi em receber. Como é bom ser bem atendido. Como é bom conversar com pessoas que explicam sem complicar. Como é bom passar um dia todo com pessoas agradáveis, sorridentes, sempre prontas a tirar fotos, explicar detalhadamente, enfim, atender com prazer.
Em suma, o verdadeiro exemplo de gestão e atendimento, que mesmo com o passar dos anos se mantém incólume nos elogios.
Parabéns a equipe do Beto Carreiro. São exemplos assim que as empresas precisam se espelhar.
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
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