Muitos são assim, embora tenhamos exceções.
Por óbvio, o mérito é também do fundador e principalmente do seu espírito empreendedor. Graças a sua vontade de não ser funcionário, de correr riscos e de querer crescer, o escritório existe.
A revista eletrônica InfoMoney cita 6 tipos de empreendedores. Veja em qual perfil está o seu negócio:
Todos os tipos são perigosos, mas todos tem seu mérito também. O importante é ler as características e pensar em como fazer para que elas sejam voltadas ao mercado atual, ao crescimento, a globalização e principalmente no foco ao cliente.
O faroleiro: é aquele proprietário que não compra uma caneta nova e usa computadores velhos porque ainda funcionam. Esse tipo cuida dos negócios com pouco dinheiro e não está interessado em mais trabalho do que já tem, além disso, é especialista em economizar: não precisa anunciar, possui poucos funcionários e não contrato um contador.
O nazista da sopa: é o empreendedor que exige perfeição dele mesmo e de seus funcionários. Qualquer erro ou detalhe perdido o deixa louco. Também acredita que os clientes são estúpidos que não sabem o que querem, o que precisam, não saber tomar decisões e não fazem nada.
A criança com banca de limonada: é aquele que sabe o que fazer quando a vida oferece um limão. Ele identifica uma necessidade e cria um objetivo para preenchê-la com toda sua dedicação e experiência, criando um ambiente confortável para seus funcionários e clientes. No entanto, não sai da zona de conforto e não tenta expandir, pois as coisas estão bem do jeito que estão.
O cara de família: esse proprietário ensina a avó a fazer inventário e coloca os sobrinhos para trabalhar no balcão, área de marketing, fazer entrega, atender telefone e servir os clientes. Quando alguém da família se casa, já possui um novo ajudante e nunca precisa colocar anúncio de procura-se funcionário. Afinal de contas, para que serve a família se não para tornar o negócio em um sucesso?
O colaborador: é o empreendedor que gosta de fazer parte de uma equipe criativa, vê as coisas por um outro ponto de vista e consegue lidar com desentendimentos ocasionais. Está sempre feliz em compartilhar as responsabilidades e recompensas com os outros, podendo ter sempre a quem culpar quando alguma coisa dá errado.
O conector: é aquele que nasceu para o network, conhece seus melhores funcionários, ajuda quando solicitado, contribui com eventos de caridade, é um participante ativo na associação de comerciantes locais e faz questão de lembrar o nome de seus principais clientes. Tudo para construir a sua reputação e de seu pequeno império.
Fonte: http://www.infomoney.com.br/negocios/noticia/2660406/saiba-quais-sao-tipos-pequenos-empresarios
O crescimento não é simples e requer muita mudança.
Mudança requer atitude.Um ciclo virtuoso…
Atitude requer investimento.
Investimento requer clientes.
Clientes requer mudanças.
Que tipo de empreendedor é você? Não importa:
O que realmente importa é: Que tipo de empreendedor você vai ser daqui pra frente.
Você é que pode fazer a diferença. Mãos a obra!
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
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