quinta-feira, 4 de abril de 2013

[Departamento as quintas] Experiência

Todas as quintas-feiras publicamos no portal www.gestao.adv.br um artigo inédito sobre departamentos jurídicos e seus relacionamentos internos, com escritórios terceirizados e muito mais. Nos acompanhe!

As vezes as pessoas observam a carreira de outras e acham que elas chegaram lá por motivo algum, sem nenhuma qualidade ou sem nenhum tipo de conhecimento.
A inveja o mundo corporativo é forte, existem inúmeras maneiras e a principal é em relação aos cargos de gerencia, direção, etc. Todos acham que os gerentes e diretores são sortudos, ganham mais e trabalham menos.
Uma visão tosca, pra não dizer outra coisa.
Todos trabalham, só que alguns de uma forma outros de outra, cada qual em sua função, cada macaco no seu galho.
E, normalmente, as posições de gerencia e diretoria são exercidas por pessoas que tem experiencia e maior vivencia, portanto, um pouco mais de idade. Não quer dizer que você não possa chegar lá jovem, mas quer dizer que se isto aconteceu, sua vivencia e experiencia podem ter sido maiores e anteriores a outras pessoas.
Uma fábula exemplifica bem isto:
Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de que estava perdido. 
Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir um bom almoço. 
O cachorro velho pensa: 
- Oh, oh! Estou mesmo enrascado! 
Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão por perto. Em vez de apavorar-se mais ainda, o velho cão ajeita-se junto ao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao predador. 
Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto: 
- Cara, este leopardo estava delicioso ! Será que há outros por aí ? 
Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque, já quase começado, e se esgueira  na direção das árvores. 
- Caramba! pensa o leopardo, essa foi por pouco ! O velho vira-lata quase me pega! 
Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira: em troca de proteção para si, informaria ao predador que o vira-lata não havia comido leopardo algum… 
E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro o vê correndo na direção do predador em grande velocidade, e pensa : 
-Aí tem coisa! 
O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo. 
O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz: -’Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquele cachorro abusado!’ 
Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas, e pensa: 
-E agora, o que é que eu posso fazer ? 
Mas, em vez de correr (sabe que suas pernas doloridas não o levariam longe…) o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores, e fazendo de conta que ainda não os viu, e quando estavam perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz : 
-’Cadê o filho da puta daquele macaco? Tô morrendo de fome! Ele disse que ia trazer outro leopardo para mim e  não chega nunca! 
Imediatamente o leopardo se esquiva, sai para longe do cachorro e devora o macaco. 
Moral da história: não mexa com cachorro velho… idade e habilidade se sobrepõem à juventude e intriga. 
Sabedoria só vem com idade e experiência.

Quer um conselho? (se fosse bom eu vendia, já dizia o adágio popular)
Ouça as pessoas mais velhas. Questione sobre seus métodos, sua forma de pensar e agir. Queira saber como elas conquistaram tal cargo ou situação.
No mínimo, irás aprender um pouco da própria vida.
Lembre-se que ninguém pode dar nada a não ser aquilo que ele mesmo possua; Então, alguém com mais idade pode dar sabedoria, experiencia, visão que o mais jovem ainda não passou porque não tem tempo de vida suficiente.
Humildade não faz mal a ninguém e aprender com os erros dos outros minimiza as possibilidades de erros nossos.
Sejamos o velho cachorro em visão, a força do leopardo e a visão de negócio do macaco, quer dizer, sejamos o melhor que cada sabedoria pode oferecer!
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestãoAdvBr
www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Nenhum comentário: