domingo, 20 de abril de 2008

Resumos e Comentários 001_2008

Revista Exame
Nº 916; Ano 42; Nº7; 23/04/2008
Artigo: O Retrato dos Novos Consumidores Brasileiros
Autores: Fabiane Stefano; Larissa Santana e Marcelo Onaga
Material Compilado Por: Mauro Cesar Leite de Oliveira

Grandes Tendências:

Tendência 1: Avanço das Mulheres no Trabalho
· A população feminina economicamente ativa cresce 3,2% ao ano em média de 2110 a 2006, enquanto a masculina cresceu apenas 1,7%.
· De 2000 a 2006 a renda per capita disponível das mulheres cresceu 7,3%, enquanto a dos homens aumentou apenas 2,6%.
· As mulheres já são chefes de família em 31% dos domicílios do país – em 1991, a proporção era de 18%. São os proprietários de 38% dos imóveis de 2 e 3 dormitórios no país – a proporção era de menos de 5% há dez anos.

Tendência 2: Mais Casais Jovens Sem filhos

Tendência 3: Cresce o Número de Pessoas Morando Sozinhas
· O consumo das pessoas que moram sozinhas vem crescendo em média 6% ao ano. Elas são responsáveis por 40% do aumento das vendas de produtos práticos e em porções individuais.

Tendência 4: Mais Consumidores de Meia-Idade Com Alta Renda
· Eles são mais ricos: essa faixa etária corresponde a 43% da classe de renda mais alta (acima de 10 salários mínimos). No total da população são 23%
· São também mais empreendedores: entre os maiores de 50 anos, 33% trabalham por conta própria. No conjunto da população, a proporção é de 19%.

Tendência 5: Uma Vida Mais Longa e Melhor:
· A CVC estima que o total de clientes com mais de 50 anos que compram os seus pacotes de viagem passará de 600 mil atualmente para pelo menos 1,4 milhões em 2011.
· Dos passageiros de cruzeiros marítimos, 60% são pessoas com mais de 60 anos.
· A Fiat calcula que hoje 12% dos compradores de seus carros têm mais de 50 anos. Em 2028, eles serão 20%.

Pesquisa Feita Pela Bain & Company e Pela Euromonitor

1. Consumo:
a) 2007: US$ 780 bilhões
b) 2012: US$ 1 trilhão

2. População: Só vai parar de crescer em meados desse século
a) 1950: 54 milhões
b) 1970: 93 milhões
c) 1990: 147 milhões
d) 2010: 198 milhões
e) 2030: 236 milhões
f) 2050: 253 milhões

3. Classe Econômica
__________2005__2007
Classe A/B_15%___15%
Classe C __34%___ 46%
Classe D/E_51%___ 39%
· Obs.1: Em apenas 2 anos a Classe C teve um aumento de 23,5 milhões de pessoas
· Obs.2: Classe C são as pessoas com renda mensal de R$1.062 a R$2.017

Pontos a Serem Considerados:

· Mais pessoas consumindo na base significa que quem produz e vende – normalmente aqueles que estão no topo da pirâmide social – também tem mais chance de enriquecer.
· As passagens aéreas deixaram de ser artigos de luxo.
· Telefonia atinge o mais alto nível de socialização. Cada brasileiro terá o seu telefone.
· A estabilidade econômica mantida é um dos pilares do atual vigor do mercado brasileiro.
· Outro pilar, menos perceptível, é a transformação benigna da demografia do país... Taxas razoáveis de crescimento populacional (menores que no passado) associada a um aumento da longevidade das pessoas.
· Aumento expressivo do turismo, principalmente para a terceira idade.
· Todos os mercados relacionados diretamente ao consumidor final já estão sofrendo adequações a essas mudanças.

Comentários Adicionais do Mauro:

· Certamente as informações contidas nesse artigo são relevantes e já estão sendo percebidas no dia-a-dia, o problema é que o meio empresarial tem que entender em profundidade muito mais os aspectos econômicos e sociais que afetam regiões específicas e/ou segmentos de mercados do que os aspectos gerais do nosso país.
· Sei que quando estamos falando positivamente do poder de compra da Classe C temos uma visão otimista, entretanto, temos que levar em consideração aspectos relacionados com associação de perfil de consumo x expectativas, competitividade focada e ainda tecnologias disponíveis... ao ver todos esses aspectos, o atendimento se torna um grande desafio... maior até do que tínhamos no passado.
· Todos os fatores relacionados podem ser mudados facilmente (apesar das tendências serem bem sólidas no momento), entretanto, a única tendência cuja probabilidade é muito pequena de ser alterada e que tem enormes impactos em muitos segmentos de negócios é o aumento da expectativa de vida das pessoas.... temos que ver esse item com muito cuidado.
· As empresas com atendimento aos consumidores finais devem investir muitos recursos para entender muito bem as mudanças citadas.... certamente terão vantagens competitivas de proporções maiores que os investimentos feitos.

Questionamentos:

1. Como essas mudanças demográficas e econômicas afetam o seu negócio? Sugiro que faça um mapeamento apurado.

2. Ao fazer uma Análise de SWOT (Pontos Fortes, Pontos Fracos, Ameaças e Oportunidades) quais pontos dessas mudanças comentadas você poderá transformá-las em oportunidades? Quais são os seus maiores riscos e como neutralizá-los?

3. Quais são as abordagens criativas direcionadas para as mudanças que comentamos você tem visto no seu mercado? Como você pode utilizá-las/adequá-las?

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