segunda-feira, 23 de junho de 2008

Ana Maria Pimentel

Toda a minha vida profissional tem como ponto principal a Educação.

Logo após minha conclusão do Curso de Letras na Faculdade de Filosofia Santa Dorotéa, em Nova Friburgo, trabalhei como docente e orietandora nos antigos primeiro e segundo graus nas Escolas da Rede Pública e Particular.

O aluno sempre foi visto por mim, como um diamente bruto que, após ser lapidado, poderia brilhar em suas profissões e, mais do que isso, teria consciência de seu talento e de seu dever enquanto cidadão. Fui diretora de escola por três vezes. Uma no Ciep, enquanto o Pragrama de Educação de Darcy Ribeiro estava sendo implementado no Governo de Brizzola. Confiei e acreditei naquela forma de Educação que privilegiava a classe popular, dando-lhe dignidade na medida em que seus direitos à saúde e à Educação era assegurado pelo Programa.

Percebi com absoluta incredulidade que nem aquela população e muito> menos os poderes públicos estavam interessados e muito menos acreditavam naquela forma de trabalho.

Foi-se o Programa e junto com ele crescia a minha certeza de que somente trabalhando a auto-estima> dessas pessoas, demonstrando que todos temos direito à Educação e que somente ela pode nos dar o esclarecimento de que precisamos para rejeitar ou aceitar propostas nessa Área ou em qualquer outra.

Aceitei o cargo de Direção do CES (Centro de Estudos Supletivos) pensando em promover a conclusão dos cursos de primeiro e segundo graus aos alunos que necessitavam ingressar com rapidez no Mercado de Trabalho. Criei por fim uma escola de Processamento de Dados que, finalmente, seria a forma de oferecer a uma parcela da Comunidade uma profissão reconhecida no Mercado de Trabalho.

Sempre acreditei no potencial do ser humano e por isso mesmo fiz o Curso de Pós Graduação em Recursos Humanos na Candido Mendes , Rio de Janeiro. Sim, porque nessa altura da minha vida, ja estava morando no Rio de> Janeiro, participando de uma seleção para o SENAC Rio, Instituiçao em que trabalho até hoje tendo atendido as Unidades da Barra, Copacabana, Bonsucesso, Flamengo, Riachuelo e Nova Friburgo.

Penso que hoje estou trabalhando realmente no que sempre acreditei desde o principio: na Área Motivacional. É com a auto-estima das pessoas que trabalho > com minha total vibração; com a certeza de apresentar-lhes a riqueza da vida cheia de possibilidades; de faze-los acreditar na construção e reconstrução permanente em nossas vidas; no redesenho de nós próprios, a todo momento e na certeza da falta de limites para o nosso crescimento.

Talvez por isso, nao me veja como uma simples professora, e sim como Educadora, capaz de mostrar a Vida como um lugar de consturir, de divergir e de acreditar, primeiro em nós mesmos> e em seguida na nossa continuação: O OUTRO.

Essa, portanto, é a minha meta. Trabalhar cada vez mais, através de palestras, cursos de treinamento (será que treinamos ou os fazemos assumir o poder de> reflexão?)encontros, todos com dinâmicas de grupo e atividades> vivencias e, por isso mesmo, sempre significativas. Na verdade, esse é o meu objetivo nesse grupo. Crescer nessa direção , em busca do OUTRO, atendendo principios éticos, de valorização do HUMANO.

Paricipo de alguns grupos virtuais:Amputados vencedores é um deles, até porque tive pólio aos tres anos de idade e nesse sentido, posso auxiliar pessoas que sentem-se limitadas pela questão física o que, na verdade é um verdadeiro mito. Tenho até alguns artigos publicados nesse site.

Sinto-me sempre muito enriquecida quando leio os artigos ou informações colocados no Espaço e espero, realmente poder contribuir de alguma forma efetiva para retribuir esse enriquecimento.

Ana Maria
22-25228500 / 22 98874236
skype: AMAPIMENTEL

Nenhum comentário: