sábado, 25 de outubro de 2008

SEMANA GOOGLE - 19 a 25/10/08

APANHADO DE INFORMAÇÕES TRANSITADA NA SEMANA GOOGLE

19/10/08
Assunto: Semana Google

Pessoal

Acredito que podemos explorar mais e melhor o Espaço Empresarial e uma das formas é dedicando tempo e energia em imersões sobre temas que tragam valor ao nosso dia-a-dia.

Quero propor darmos ênfase essa semana aos serviços da Google.

A Google tem diversos serviços, onde podemos destacar:

=> Buscador Google

=> Gmail

=> Google Apps

=> Google Docs

=> Google Maps

=> Google Analytcs

=> Google AdSense

=> Google Adwords

Certamente a Google tem serviços ótimos, gratuitos ou de baixo custo e que são muito mal explorados pela maioria das empresas.

Com o Google Apps, por exemplo, as pequenas empresas e as empresas que não precisam de sites com muitos recursos podem hospedar e desenvolver seus sites e ainda manter a sua conta de e-mail com domínio próprio e sem custo.

Vamos dividir experiências e informações sobre os serviços.... essa é a melhor maneira de captarmos e utilizarmos o nosso melhor potencial como comunidade.

=======================
19/10/08
Assunto: Semana Google: Dicas do Google Docs

Pessoal

Sou um usuário iniciante do Google Docs mas já sou um grande adepto a ele.

Quero dividir com vocês algumas dicas sobre o Google Docs que vi na revista Info Exame, que são:

  1. Quase Igual ao Office:

Baixe o plug-in Prism, para Firefox (http://www.info.abril.com.br/download/5731.shmtl), instale-o, acesse o Google Docs, clique no menu Ferramentas e usar a opção Convert Website to Application, do Prism. você poderá acessar o Google Docs por um atalho no desktop.... Para as empresas isso é uma grande vantagem, pois facilita o acesso pelos colaboradores.

  1. Ligado no OpenOffice

Para tornar o Docs e o OpenOffice companheiros inseparáveis, você só precisa instalar o addon OpenOffice.org2GoogleDocs (http://www.info.abril.com.br/download/5372.shmtl). Depois disso, com poucos cliques será possível sincronizar todos os seus documentos locais do OpenOffice com o serviço na web. Você faz back-up dos arquivos e pode acessa-los on-line e off-line com a mesma comodidade.

  1. Templates Superpoderosos

A nova fornada de modelos prontos de documentos para o Google Docs não é apenas uma coleção de enfeites. Os temas também trazem funções prontas para centenas de tarefas, como calcular despesas domésticas, fazeruma lista de casamento, controlar o gasto de combustível e criar cartões de visita. A lista completa está em docs.google.com/templates

  1. Planilhas de Notícias

Que tal deixar a planilha on-line com notícias sobre o mercado financeiro ou a tabela do bolão om os resultados da última rodada do Brasileirão? No Google Spreadsheets é fácil. Você só precisa digitar a função ImportFeed(“URL”) em uma célula e informar o endereço do feed RSS de sua preferência.

  1. Gráficos Cheios de Graça

O gadget Bars of Stuff dá um toque descontraído a qualquer gráfico de barras. Clique com o botão direito do mouse sobre uma célula e escolha inserir Gadget. Depois acesse a categoria Gráficos e vá até o último item. O Bars of Stuff. Ele transformará barras ordinárias em vag”oesde trem, cavalos e até uma simpática cobrinha.

  1. Apresentação 100% Web

As imagens que ilustram suas apresentações podem ser importadas diretamente de qualquer site. Basta arrastar e soltar afoto da página de origem para a sua apresentação no Google Docs. O serviço de apresentação cria um link para exibir a imagem e você não tem trabalho nenhum.

  1. Crie Enquetes em 1 Minuto

A função fica meio escondida,mas o editor de planilhas do Google serve como uma útil ferramenta para a criação de enquetes. Para conferir, abra uma nova planilha, acesse a aba Formulários e depois clique no link Criar um Formulário. Será aberta uma nova janela em que você definirá detalhes como o título da enquête, as perguntas, o tipo de resposta e que destinatários a receberão. Também é possível incorporar a enquête em um blog ou site por meio de um código fornecido pelo Spreadsheets.

  1. É Aquele Cara Que....

Sabe quando você pensa, pensa, pensa e não consegue lembrar o nome de uma pessoa, uma empresa ou de um site? O Google Sets (labs.google.com/sets) pode refrescar a sua memória e ajudar a completar uma planilha ou uma lista. Por meio de um conjunto de palavras que você informa no campo texto do Sets. O serviço encontra termos semelhantes da mesma categoria. O serviço encontra termos semelhantes da mesma categoria. Se você digitar Petrobras, Exxon e Shell, por exemplo, o Sets retorna para você uma lista com outros nomes de empresas de combustível.

Vamos trocando informações.

=======================================

20/10/08

Assunto: ferramentas google

Caros Amigos, boa tarde!
Como solicitado estou colocando um breve depoimento sobre as ferramentas do google, no meu caso em particular sou anunciante através do google e semanalmente obtemos algumas consultas através dos anúncios que temos vinculados, alguns trazem resultados até que bem satisfatórios como ultimo exemplo fechei um negócio que me pagará praticamente tudo o que investimos durante este ano, os demais geraram um lucro para mim como vendedor e para a empresa como negócio, nosso investimento é relativamente baixo cerca de R$ 60,00 / mês.
Existem ferramentas dentro do google que permitem monitorar o volume de acessos semanais e quais as palavras mais acessadas, isto permite que você com o tempo defina quais as melhores formas de investir o dinheiro mediante estes resultados, acredito que apesar de ser um pouco complexo no inicio vale a pena ler bem todos os recursos que existem para divulgar seu negócio, como por exemplo você pode filtrar horários de apresentação dos anúncios assim como regiões onde quer e pode atuar.

============================================
20/10/08
Assunto: ferramentas google

Eu também utilizo o Google de diversas maneiras, posso dizer que sou um googlemaniaco...
- Google Adwords para divulgar a empresa e seus produtos temos um custo médio mensal de R$500,00 e posso dizer que nunca investimos em uma propaganda tão rentavél. -https://adwords.google.com/
- Google Adsense uso no blog www.umtoquedemotivacao.com e hoje posso dizer que o blog tornou-se auto-sustentável.- https://www.google.com/adsense/login/pt_BR/
- Google Docs trabalhando com documentos do Word, Excel, Power Point e OpenOffice e até então não tive problemas de compatibilidade com outros aplicativos.
- Google Maps? Virou meu guia diário, desde busca de endereços até empresas e juntamente com o Google Earth para ver outros locais do planeta e o universo via satelite. - maps.google.com / http://earth.google.com.br/
- Google Desktop me utilizo dele para visualizar canais de noticias online fazer buscas no PC. - http://desktop.google.com/pt/BR/
- Picasa - Um dos melhores organizadores de fotos que já trabalhei. - http://picasa.google.com/
- Google Chrome - cansado do internet explorer? Eu também! Por isso passei a utilizar o Chrome como meu visualizador de internet, além de ser Lindão é mais seguro e estavél que o IE - http://www.google.com/chrome
- Gmail - Excelente todos meus emails redirecionam para ele...
- Orkut - Tudo o que é bem usado pode ser proveitoso...
- Google Talk - é leve e rapido podendo assim ser usado para conversação (digitada ou microfone) com eficiência, substituiu o msn aqui com facilidade e pode ser instalado no PC.
Poderia falar muito e muito mais sobre o Google e suas ferramentas...
Contras: Para utilizar-se de algumas ferramentas sem perder tempo você precisa de um computador atual e uma internet de boa qualidade(recomendo 1Mb), um computador atual não quer dizer um novo e sim com processador e quantidade de memória suficientes para uma boa utilização.

===================================
20/10/08
Assunto: Re: [espacoempresarial] ferramentas google

Srs. e Srtas
Tenho uma Empresa, com um Site, os Negócios fechados da Empresa são 99,9% que vêem diretamente do Google, nunca gastei um Centavos com Propaganda, o que ocorre nos meus resultados, da forma que e feito o site, tem Empresas especializadas, que conseguem os Códigos, que são utilizados para fazer a busca, se você tiver um site com as palavras chaves, distribuídas da forma correta, certamente seu site ira aparecer entre os primeiros, você pode contratar uma empresa, são para ajustar o site, quando tiver alguma alteração, dentro das palavras chaves!!
Veja os meus sites e teste com as palavras chave do meu seguimento e vejam o resultado!!
Palavras chaves: Filtragem de Óleo Industrial - Secagem de Óleo Industrial - Analise de Óleo
A Empresa que faz nossos Sites, tem grandes Profissionais, que se dedicam as mudanças no sistema de busco do Google, segue o link desta Empresa!!

===================================
20/10/2008
Assunto: Re: [espacoempresarial] ferramentas google

Fico morrendo de inveja quando alguém escreve "meu blog é autosustentável" - rss* Ainda não consegui isso... PARABÉNS!!!

Mas tem um detalhe: não coloquei o AdSense porque iria mostrar anúncios de concorrentes meus, daí não dá, né?

Agora voltando ao tema:

Eu uso Google APP - é show!

Isso que não uso tudo... a Agenda vou passar a usar melhor... mas ter os e-mails pelo GMail, com meu domínio e com um excelente filtro anti-spam já ajudou muito!!!

Não sei o que é SPAM ou Virus a um bom tempo!

Mas as vezes o filtro exagera... tem que verificar todo dia se ele não pegou coisa que era de trabalho, etc... mas vale muito a pena.

====================================
20/10/08
Assunto: Re: [espacoempresarial] ferramentas google

Realmente Marcos dá para ter uma ótima colocação no google sem pagar nada.
Meu site por exemplo tem mais de 10000 visitantes diários e ~80% são novos visitantes. Fiz um grande trabalho de SEO nele.

Mas vai da concorrência pois por melhor que seja o SEO quem paga sai na frente no google.

Adrian
www.umtoquedemotivacao.com
====================================
20/10/08
Assunto: Semana Google: Google maps Associados aos ERPs

Pessoal

Como a maioria de vocês sabe, sou distribuidor de softwares e serviços de TI aplicados a negócios e gostaria de discutir com vocês como associar o Google Maps aos Sistemas de Gestão (ERP) de mercado, com o intuito de agregar valor aos processos. Por ter código aberto isso torna viável qualquer evolução nesse sentido.

Além da localização de um ponto específico no mapa, ele fornece mapas vetorizados, roteiros e ainda localização por ponto de referência.

Acredito que podemos utilizá-lo em:

  1. Localizações em serviços de entregas, colocando o mapa no roteiro de entrega

  2. Serviços de gestão de operações de rádio táxi. Associado a um GPS pode desenvolver roteiros entre ode o táxi está e onde deve buscar um passageiro, ou ainda da localização do passageiro até o destino.

  3. Controle das ações dos vendedores com Automações de Força de Vendas. Pode estar ou não associado a um GPS e fornecer a localização e o roteiro para que o vendedor faça as suas visitas programadas

  4. Análises GIS (Geographics Information Systems). Com ferramentas como Excel e um bom conjunto de mapas vetorizados associados a um ERP pode-se analisar vendas, serviços e resultados de marketing de forma geográfica.

  5. Análise de rotas de transporte de funcionários

Quais funcionalidades que você acha interessante usar o Google Maps nos negócios que eu não listei acima? Seu ERP tem alguma funcionalidade com o Google Maps? Quais? Qual é o seu ERP?

===================================

21/10/08

Assunto: Res: [espacoempresarial] ferramentas google

Adrian e Demais Colegas do Espaço

Acho que esse é um bom exemplo de uso das ferramentas Google, onde o que vemos é a aplicação coerente de ferramentas que estão acessíveis a qualquer um sendo exploradas de acordo com as necessidades pecebidas.

Veja que comentamos somente sobre uma parte dos serviços do Google, mas temos inúmeros outros portais de serviços que podem ser explorados nos negócios, inúmeras aplicações freware/open source a serem utilizadas e muitas das vezes não fazemos isso por não conhecer a existência, não saber das potencialidades ou ainda por achar que o obstáculo de uso é muito grande.

O grande desafio está justamente aí: Quais ferramentas disponíveis são interessantes para o meu negócio e como posso implantá-las facilmente?

Estou pensando em desenvolver um serviço aqui no Espaço Empresarial para ajudar as empresas com esse dilema.... o que vocês acham?

Como sempre, se esse serviço for desenvolvido, o será através da interação com os participantes do Espaço que queiram atuar nesse negócio (gerindo, comercializando ou realizando o serviço).

===================================

21/10/08

Assunto: Res: ENC: [espacoempresarial] ferramentas google

Adrian

Que bom que se interessa pelo assunto, pois a participação de todos vai ser de grande valia.

O meu objetivo é durante essa semana colher informações sobre o tipo de serviços que podemos desenvolver nesse aspecto, montar uma proposta de estrutura inicial de serviço, realizar um debate on-line sobre esse tipo de serviço com as pessoas interessadas, eleger uma pessoa como líder desse serviço e depois colocá-lo em prática.

Em linhas gerais será um serviço on-line de assessoria em tecnologia de informação aplicada à negócios com o foco da utilização de ferramentas (softwares ou serviços) de baixo custo ou gratuitas nas empresas, com base nas suas necessidades de operação. junto com esse serviço quero associar um serviço de Comunicação Empresarial para fechar o desenvolvimento de sites, apoios em facilitação em buscas e desenvolvimento de materiais comerciais.

Vamos providenciar o nascimento desse serviço e operacionalizá

-lo com o espírito do Espaço Empresarial.... Colaboração Intensa.... pessoas trabalhando em projetos e serviços que tenham afinidades e consigam gerar negócios, visibilidade, relacionamentos e aprendizado.

Vou colocar um e-mail espeçifico para isso.

===================================
23/10/08
Assunto: Semana Google: Algumas Dicas do Buscador Google

Pessoal

Descrevo abaixo algumas dicas de uso do buscado do Google que ví na revista Info:

01) Apague os Rastros Indesejados:
=> Ao começar a digitar algumas palavras na caixa de busca do Google, surge uma lista compesquisas feitas anteriormente, para abreviar o caminho. Isso é útil, mas nem sempre é desejável expor a sua privacidade e mostrar todos os ítens - principalmente se você compartilha um computador. Para apagar entradas específicas da lista de pesquisa, selecione uma delas e use a combinação Shift+Delete.

02) Papai Sabe-tudo:
=> Use o prefixo define: seguido pelo termo que voc6e pesquisa para ir direto a uma definição sobre ele, sem escalas em outros links.

03) Veja Quem Linkou Você:
=> Basta usar o operador link: antes do endereço do seu blog ou página pessoal para descobrir quais sites já indicaram links do seu conteúdo

04) Pretinho Ecológico:
=> O site brasileiro G.Night quer ajudar a salvar o planeta trocando a cor de fundo das páginas do Google. A idéia é economizar energia, ao mostrar páginas com fundo preto no lugar do tradicional fundo branco. Segundo eles, isso pouparia 20% do consumo do monitor. Confira mais detalhes em www.googlenight.

com/pt/index.html

05) Aprovados pela Voz do Povo:
=> Voc6e quer encontrar conteúdo de qualidade para baixar, com wallpapers ou ícones, mas ao digitar os termos grátis e free, os resultados ficam imersos de links inúteis e potencialmente lotados de vírus. para escapar desse problema, use o operador site: para restringir suas buscas ao conteúdo de redes sociais como o Digg e o Delicious. Confira, um exemplo que rende links certeiros: site:digg.com wallpapers gratis

06) Mão na Roda Para Programadores:
=> Há uma versão do buscador do Google feita sob medida para quem é desenvolvedor. No endereço www.google.com/codesearch , além de encontrar trechos dos códigos-fonte, o serviço permite buscas específicas em arquivos CSS e JavaScript, por exemplo.

07) Só Imagens de Pessoas:
=> Adicione o código &imgtype=face no final da URL de uma página que exibe os resultados de uma pesquisa no Google Images e aperte F5. Assim, o Google mostrará apenas fotos que exibem pessoas e rostos. É uma boa prática para filtrar conteúdo.

Espero que essas dicas sejam úteis a todos, procurei aquelas que aparentemente poderíam trazer algum valor para vocês.

==================================
23/10/08
Assunto: Semana Google: MAIS Algumas Dicas do Buscador Google

Dicas sobre o Google

Colaboração: Renato Rudnicki / Site: Dicas-L

Hoje o google é provavelmente o buscador mais usado pela maioria das pessoas. Mas o google não é apenas aquela telinha branca . Ele apresenta inúmeros recursos que muitas gentes provavelmente não conhece. Levando em consideração isso, estou explicando algumas funcionalidades muito interessantes sobre o google, e que pode agilizar ainda mais sua pesquisa ;-D.

As procuras no Google não são sensíveis a Maiúsculas e minúsculas. Todas as palavras, independentemente da forma como sejam escritas, serão entendidas como minúsculas. Por exemplo, pesquisar por google, GOOGLE ou GoOgLe irá mostrar os mesmos resultados.

Páginas Específicas

No google, existe uma maneira de você procurar determinados assuntos, digitando a palavra-chave que você quer pesquisar, depois do endereço do google, como por exemplo, www.google.com.br/linux ou www.google.com.br/firefox , www.google.com.br/news , etc...

Mas isso não se aplica para qualquer palavra.

Excluindo palavras

Ao fazer uma pesquisa, você pode excluir uma palavra de sua busca pondo um sinal negativo ("-") imediatamente na frente do termo que você quer evitar. (Certifique-se de incluir um espaço antes do sinal negativo)

Use o sinal "+" para incluir terminadores na sua pesquisa. Tenha certeza de incluir um espaço antes do sinal "+". (Você pode também incluir o sinal "+" na pesquisa de frases).

Pesquisar por Categoria

O directório do Google (localizado em directory.google.com) oferece uma maneira conveniente de refinar a sua busca por um tópico particular. Por exemplo, procurar por Saturn na categoria Ciência > Astronomia do directório Google retorna apenas páginas sobre Saturno, o planeta (Saturn significa Saturno em inglês). Não retorna páginas sobre Saturno, o carro, o sistema de jogos, ou outros significados da palavra.

Procurar dentro de uma categoria de interesses permite-lhe focar-se rapidamente nas páginas mais relevantes para si.

Como elimino conteúdos adultos dos resultados de pesquisa?

O filtro do SafeSearch do Google elimina os sites que contém conteúdo pornográfico e de sexo explícito dos seus resultados de pesquisa. Embora nenhum filtro seja 100% preciso, o SafeSearch utiliza uma tecnologia patenteada avançada que verifica palavras-chave e frases, URLs e categorias do Open Directory.

Para ativar o filtro, acesse http://www.google.com.br/preferences?hl=pt-BR e selecione a opção Usar filtro restrito que aparece à direita da opção Filtragem SafeSearch. Certifique-se de clicar no botão Salvar preferências ao sair.

Como posso visualizar a lista de pesquisas anteriores do Google?

Suas pesquisas anteriores são salvas pelo navegador, e não pelo Google. Em muitos navegadores, basta pressionar as teclas "Ctrl + H" para visualizar o histórico de suas pesquisas.

Além disso, você pode salvar o seu histórico de pesquisa na caixa de pesquisas do Google, na Barra de Ferramentas do Google e em seu navegador.

O que consta no Google Acadêmico?

O Google Acadêmico abrange artigos revisados por especialistas, teses, livros, resumos e outras publicações acadêmicas de todas as áreas gerais de pesquisa. Você encontra publicações de diversas editoras acadêmicas e organizações profissionais, assim como todos os artigos acadêmicos disponíveis na web. O Google Acadêmico também pode conter várias versões de um artigo, possivelmente preliminares, às quais você pode ter acesso.

Como posso fazer uma pesquisa por título?

Digite o título do artigo entre aspas: "História Sobre o Mar da China". O Google Acadêmico encontrará automaticamente o artigo, assim como outras publicações que o mencionem.

Como posso fazer uma pesquisa por autor?

Digite o nome do autor entre aspas: "d knuth". Para aumentar o número de resultados, use as iniciais em vez do primeiro nome.

Se encontrar muitos artigos que mencionam o autor, use o operador de pesquisa autor: Para procurar um autor específico. Por exemplo, você pode tentar usar [autor:"knuth"], [autor:"d knuth"] ou [autor:"donald e knuth"].

Aqui foram listadas apenas algumas dicas básicas. Caso você tenha mais alguma dúvida, você pode entra no link http://www.google.com.br/intl/pt_BR/about.html onde encontrará muito mais informações ;-D.

===================================

23/10/2008

Assunto: Pra finalizar - Dicas de como "afinar" sua busca no GOOGLE

O Significado de Google

Google é um trocadilho com a palavra 'googol', que foi inventada por Milton Sirotta, sobrinho do matemático americano Edward Kasner, para designar o número representado por 1 seguido de 100 zeros. O uso do termo Google reflete a missão da empresa de organizar o enorme montante de informações disponíveis na web e no mundo.


Retirado da internet, não me lembro bem o site...

Você saberia me responder qual é o grande oráculo da internet ? Descubra você mesmo.
Isto é uma verdade, pois tudo que deseja saber ou pesquisar o Google te responde.

Hoje em dia a meio a tanto informações que absorvermos todos os dias, os buscadores são de vital importância para quem utiliza a internet, seja para consulta, trabalho, lazer, etc. Você pode imaginar qual é um dos sites mais acessado todos os dias no Brasil ? Sim, é o Google !

Desde que me entendo por pessoa internauta sempre utilizei a ferramenta de busca, e sem dúvida nenhuma passaria por grandes apuros se a mesma não existisse.

Dicas, ai vem elas…

O intuito deste artigo é mostrar de forma simples e objetiva algumas dicas de como buscar melhor no Google

1. OR: Uma coisa ou Outra

Normalmente quando você faz uma busca no google ele realiza uma varredura por páginas que contenha todas as palavras digitadas. Você pode pesquisar utilizar a opção OR para pesquisar sites que tenham uma palavra OU a outra, está dica funciona também com “”|” (sem aspas).

Exemplos:
dinheiro OR investimento
amor | paixao

2. Citações entre Aspas

O Google realizará a busca utilizando todas as palavras pela qual você buscou, se utilizar aspas, ele vai procurar exatamente o que está dentro delas.

Exemplos:
Vencedor Aprendiz 4
“Vencedor Aprendiz 4″

3. NOT: Negação

Se quiser procurar por uma página e deseja que nela não contenha uma palavra específica, use o símbolo de menos “-”

Exemplo:
-motorola modelos celulares

Exibirá páginas que contém modelos de celulares, porém não exibira nenhum que contenha a palavra motorola

4. Termos Similares

Para trazar páginas com contéudo semalhantes utilize o simbolo “~” (til).

Exemplo:
~tecnologia faculdade

5. Wildcard: caractere curinga

Utilizado para encontrar pedaços de texto que não recorda, ou mesmo uma música, nome de site na internet. Use o asterisco (*) para especificar qualquer coisa entre as palavras.

Exemplos:
mundo * tribos
h* potter

6. Busca avançada

Quando necessário, a busca avançada fornece comandos extras, utilize está opção na home do Google (pesquisa avançada)

7. Definições

Essa eu particularmente gosto bastante, não sabe o que significa alguma coisa? utilize define:oquerosaber para aprender mais uma com o oráculo.

Exemplo:
define:iphone
define:mulheres (resposta muito boa no Google)

8. Calculadora

Isso mesmo, você pode realizar somas, subtrações, multiplicaçõs e divisões, usando +,-,* e /.

Exemplo:
50 * 599

9. Número intermediário

Retorna valores especificados entre o valor inicial e final. Utilize dois pontos (”..”) entre um número e outro, e o Google vai trazer apenas resultados que tenham números dentro do intervalo que você definiu

Exemplo:
oscar 2005..2007

Retorna páginas com contéudo faladno do Oscar entre os anso de 2005 e 2007

10. Site específico

Busca por alguma termo dentro do site, a maioria dos sites oferece busca interna, mais para aqueles que não possuem utilize o comando “site:” junto do domínio onde você deseja buscar

Exemplo:
site:mundodastribos.com
11. Encontre páginas que fazem link para uma outra

Imagine que você encontrou um texto bem interessante, e deseja saber se outros sites fazem link para esta. O Google irá mostrar o contéudo relacionado ao dela.

Exemplo:
link:google.com.br

12. Busca direcionada

O Google procura encontrar somente contéudo do assunto escolhido. é útil quando sabe-se o que procura.

Exemplos:
Busca por Livros - http://www.google.com.br/books
Busca por Imagens - http://images.google.com.br/
Busca por Blogs - http://www.google.com.br/blogsearch

13. Filmes, Músicas

O Google tem a possibilidade de realizar buscas especificas por filmes, músicas.

Exemplos:

movie:harry poter
music:the tears of the dragon

15. Encontre determinados tipos de arquivos

Este também é um dos meus preferidos, utilize o comando “filetype:” acompanhado da extensão que deseja encontrar, documentos em PDF, documentos do Word, planilhas do Excel são algumas das extensões suportados pelo Google.

Exemplos:
curriculo filetype:doc
investimentos filetype:xls

16. Especifique em que parte deseja buscar

É possível buscar pelas palavras em determinadas partes de uma página específica, ajudando a filtrar os resultados na busca.
Utilize “inurl:” (apenas no endereço das páginas), “intitle:” (apenas no título), “intext:” (apenas no texto) e “inachor:” (apenas nos marcadores do corpo do texto).

Exemplos:
intitle:pan 2007
fotos inurl:passaros

17. Utilize o cache do Google

Você pode usar deste recurso para encontrar contéudos que já não existe mais nas páginas, porém nos servidores do Google ainda estão em cache, são página que são salvas pelo Google de tempso em tempos.

Exemplo:
cache:www.mundodastribos.com

18. Pergunte que o oráculo responde

Não sabe sobre um assunto ? faça a pergunta ao Google, provavelmente ele terá a resposta. Não hesite em colocar frases completas, pois a resposta pode estar mais próxima do que você imagina.

Exemplos:

Por que a terra é redonda?
como colocar um video no youtube?

Por equanto é isso, espero que gostem das dicas, se tiver alguma mais alguma dica, deixe seu comentário para que todos possam aprender com ela ! o MUNDO das TRIBOS agradece.

===================================

24/10/2008

Assunto: RES: Semana Google: MAIS Algumas Dicas do Buscador Google

Adrian

Obrigado pelas dicas, tenho certeza que vai ajudar não só a mim como a todos do nosso Espaço.

Ao ver os recursos que nós postamos até agora durante essa semana, veio um assunto em mente: estamos apresentando uma série de recursos que são muito úteis, que podem ser usados muito facilmente, mas que a maioria das pessoas mesmo depois de vê-los não vão nem sequer tentar.... como podemos fazer com que as informações que estamos apresentando sobre o Google fiquem mais práticas para as pessoas utilizarem?

Estive pensando em consolidar as informações que enviarmos nessa semana sobre o Google e postá-la no nosso Blog, deixando o espaço de comentários para que qualquer um possa ampliar o seu conteúdo ou comentar as ações em qualquer momento.... o que vocês acham?

Mãos e Mentes a Obra!!!

==========================================
24/10/08
Assunto: Semana Google: Mais Algumas Dicas do Buscador Google

Pessoal

Separei mais algumas dicas de serviços diversos do Google que saiu na info:

01) Atendendo a Pedidos....
=> A expensão Better YouTube, para Firefox, faz de uma só vez tr6es correções que todo usuário do portal de vídeos sempre sonhou: evita que os vídeos comecem a tocar automaticamente; mostra o link para download dos arquivos; e exibe uma página mais limpa e, portanto, mais rápida de carregar. Para baixar o Better YouTube, acesse: www.info.abril.
com.br/download/5386.shtml

02) Bombril na Antena:
=> Para economizar no tráfego, o You Tube cria versões com baixíssima resolução de alguns dos vídeos que rodam embutidos em sites de terceiros. Para que os vídeos inseridos no seu blog fiquem sempre com a melhor resolução possível, adicione o código &ap=%2526fmt%3D18 ao fim do tag "embed src", no código do vídeo.

03) Upload com Qualidade:
=> Ao enviar um vídeo para publicação no You Tube, o site irá compactá-lo ao máximo, o que significa uma piora considerável na qualidade do áudio e da imagem. Para fugir disso, prepare seu vídeo antes do upload. Deixe o tamanho em 640 x 480 pixels, o aúdio com MP3 estéreo com birate de 192 kbps e o formato em FLV. Ainda assim, o vídeo perderá qualidade, mas a conversão será menos destruída.

04) Posts Formatados:
=> Usuários do Firefox não tem mais desculpas para publicar scraps e posts em texto puro e simples no Orkut. Com a extensão Orkut Toolbar (www.info.abril.com.br/download/5387.shtml) é possível editar cores, formatações e até incluir imagens e vídeos em qualquer post do site.

05) Scraps pelo Celular:
=> As principais operadoras brasileiras (incluindo Vivo, Claro e Tim) oferecem integração com o orkut. É possível receber notificações sobre novos scraps e até responder recados. Para ativar essa função, acesse o link Configurações e dê uma olhada nas opções da aba Celular. Custa R$0,31 para mandar uma mensagem e R$0,10 para receber uma notificação, mas é possível limitar o número de mensagens e o horário que elas são recebidas.

06) Orkut Light:
=> A rede social do Google tem uma versão especial para usuários de internet discada. Fotos, menus e ícones são transformados em links de texto e isso faz o carregamento do site ficar bem mais rápido. Você pode até não usar mais internet discada, mas pode aproveitar esse Orkut Light para acessar o site direto do celular. para ativar essa função, vá até Configurações e, na aba Geral, ative o ítem exibir a versão do orkut para internet lenta.

07) Amigo é Coisa Para Se Guardar:
=> Na tela de gerenciamento de amigos, o orkut oferece uma opção para o backup de contatos. O formato do arquivo baixado é o CSV, que pode ser visualizado tranquilamente no Excel ou ser importado pelo Outlook

08) Tradutor Particular:
=> No Gtalk, adicione os contatos en2pt@bot.talk.google.com e pt2en@bot.talk.google.com . Eles são bots para traduzir textos em inglês para o português e do português para o inglês, respectivamente. Essa dica vale tanto para a versão on-line do mensageiro quanto para a versão para desktop, que voc6e pode baixar no endereço www.info.abril.com.br/download/4293.shtml

09) Comentários no RSS:
=> Se seu blog está hospedado no Blogger, há um jeito melhor e mais rápido de receber alertas sobre novos comentários do que recebê-los no seu e-mail. Programe os avisos em tempo real por meio de feed RSS. basta adicionar o seguinte endereço no seu leitor de RSS: SeuBlog.blogspot.com/feeds/comments/full

10) Tchau, barra do Blogger
=> Ao colar as quatro linhas de código abaixo da tag #header-wrapper voc6e remove a barra que fica na parte superior de seu blog. o Google não aprova essa dica, mas que o blog fica melhor, isso fica.
#navbar-iframe
{height:Opx;
visibility:hidden;
display: none;}

11) Páginas Adicionais:
=> O Blogger não permite criar páginas adicionais independentes, mas voc6e pode fazer uma gambiarra para criar seções fixas, como as essenciais "Fale Conosco" e Sobre Esse Blog". Crie um tag individual para um post e altere a data de publicação da postagem para um dia isolado no passado. Depois, use o permalink deste post como link para a seção que desejar.

12) Calendar Sincronizado:
=> Com um pequeno download voc6e consegue integrar os compromissos gravados no seu programa organizador, digamos, o Outlook, com os eventos online do Google Calendar. Gratuito, o Google Calendar Sync (info.abril.com.br/download/5254.shtml) deixa a sua agenda sincronizada atualizando entradas feitas via web ou via software automaticamente. Para comandar as ações do programa, clique no ícone que fica ao lado do relógio do Windows, na bandeja do sistema.

13) Reader Organizado:
=> Além de criar as tradicionais pastinhas para separar as notícias via RSS, é possível usar tags no melhor estilo da web 2.0 para organizar melhoros seus feeds. Com um ítem aberto e selecionado, tecle L e informe qual tag quer usar para aquela notícia. Da próxima vez que for fazer uma busca, você poderá usar as etiquetas para encontrar ítens com maior precisão e rapidez.

14) Da Web Para o Celular:
=> Se o seu celular é compatível com a máquina virtual Java J2ME, faça uma visita ao site www.gcalsync.com . Lá você baixa um pequeno arquivo de configuração que integra a agenda-padrão do seu celular com os eventos do Google Calendar.

Espero que essas dicas lhes sejam úteis...Sucesso a todos!!!!!!

===========================================
25/10/08
Assunto: Semana Google: Dicas do AdSense, Adword e do Analytics

Pessoal

Descrevo abaixo algumas dicas que tirei da Info sobre o AdSense, Adword e o Analytics

01) AdSense no Blog Via Widget

=> Os anúncios do AdSense podem ser incluídos de maneira fácil em seu blog. Se você tem conta no Blogger, vá até a aba Layout, selecione Adicionar um Gadget e, na janela que se abre, clique sobre AdSense. Depois basta fazer o cadastro e personalizar a posição e a aparência do anúncio.

02) Propaganda com Jeitinho:

=> A dica dos especialistas do Google é usar os blocos de anúncios com moderação no site e ver quando compensa usar anúncios simples ou com imagens. O mais indicado é incluir até três blocos de anúncios de 250 x 250 pixels,evitar bordas, fugir das cores berrantes e deixar os anúncios logo abaixo do conteúdo, para atrair a atenção do visitante.

03) Busca Customizada e Patrocinada:

=> Se você usa o serviço Google Custom Search Engine como buscador interno do seu site, não deixe de associa-lo à sua conta do AdSense. No painel de controle do |CSE, há uma opção chamada Ganhar Dinheiro. Nela você associa os dados de suas contas do AdSense e do Custom Search e começa a lucrar com os anúncios clicados após terem exibidos porbuscas que começaram no seu site.

04) De Olho no Caixa:

=> É possível receber relatórios do AdSense automaticamente por e-mail. Dessa forma, você acompanha o desempenho dos seus anúncios de perto e pode compartilhar os dados com os seus sócios. Para começar, é preciso criar um modelo de relatório. Para tanto, primeiro crie e salve uma pesquisa baseada em um período de tempo ou em algum outro critério oferecido na aba Relatórios Avançados. Depois disso, vá até a aba Gerenciador de Relatórios e defina quando quer receber os relatórios por e-mail. A opção padrão é Nunca, mas você pode receber lembretes diários, semanais e mensais.

05) Livre-se das Palavras Indesejadas

=> Além de comprar palavras-chave que ajudam você a vender seus produtos, o AdWords também pode evitar que seus anúncios apareçam na hora errada. A dica é escolher as palavras inapropriadas e colocar o sinal de negativo em frente a elas. Para um petshop, por exemplo, seria interessante comprar as palavras-chave -gatas e –gatinhas. Isso evitará exibições ineficazes do anúncio e aumentaria a relevância da campanha.

06) Evite o “Clique Aqui”:

=> Há uma série de serviços úteis para você melhorar a posição do seu site nas listas de resultados do Google no endereço www.google.com/webmasters . Entre no item Estatísticas e selecione o que o Googlebot vê. Você verá os textos que mais chamam a atenção dos bots de busca do Google. A dica do próprio buscador é: descreva os links com o maior número de palavras-chave relacionadas ao assunto. Nada de link “clique aqui”.

07) Analise a Turma do Funil

=> Com o Google Analytics, é possível saber em que momento os visitantes interrompem os passos para a conclusão de uma compra, mostrando em quais páginas desistiram. Esse mecanismo é chamado de funil e pode ser acessado no menu Metas, do Analytics. Para usá-lo é preciso criar uma meta, como a conclusão de uma venda, e depois especificar por quais páginas o comprador passará antes de finalizar a transação. Assim será mostrado um gráfico informando qual porcentagem de clientes passou por cada etapa e qual parte fugiu.

08) Desconfie do Geotagging

=> Não use todas as fichas da sua campanha com base nas estatísticas de localização geográfica dos visitantes. As medições do Analytics e da maioria das ferramentas de monitoramento de tráfego foram criadas seguindo um padrão americano de distribuição de números IP, que é dividido de acordo com as regiões e cidades. No Brasil, há uma certa bagunça nessa distribuição e isso afeta diretamente os resultados mostrados pela cobertura Geo Map.

09) A Grama do Vizinho É Mais Verde?

=> O Analytics é capaz de comparar o desempenho em visitas e conversões de seu site com o de outros concorrentes. A notícia boa é que a ferramenta detecta rivais da mesma área e do mesmo porte, para que você tenha parâmetros mais precisos na definição de metas. A ruim é que os nomes dos concorrentes não são mostrados. Para ativar a função comparação, é preciso permitir que o Google analise os seus dados anonimamente. Para tanto, clique no link Editar configurações da conta e de compartilhamento de dados e ative as opções de compartilhamento. Feito isso, a opção de comparação de marcas aparecerá dentro do menu Visitantes.

Espero que as dicas lhes sejam úteis.

==============================
25/10/08
Assunto: Semana Google: Debates

Pessoal

Quero propor a realização de debates por chat/audioconferência sobre a aplicação dos serviços Google nos negócios.

Acredito que a experiência e a criatividade dos membros da nossa comunidade poderão trazer benefícios que sozinhos nós não iremos conseguir.

Sabemos de casos de uso de Adsense gerando grande retorno financeiro com faturamentos completamente desprezados pelo negócio original, empresas usando o Orkut de forma extremamente profissional e sem custos adicionais, pessoas que conseguiram alavancagens de exposição e resultados práticos com pequenos aprimoramentos no uso do Adword, e assim por diante.

O que vocês acham dessa idéia? Como você vai participar? Como podemos conduzir um debate como esse?

=============================================
25/10/08
Assunto: Semana Google: Treinamentos Gratuitos... Idéia

Pessoal

Quero propor realizarmos treinamentos gratutitos online por áudio-conferência sobre as ferramentas do Google.

O que vocês acham da idéia? Tem alguma pessoa que se habilita como instrutor de alguma ferramenta do Google e que queira ser voluntário? Conhece alguém que possa se habilitar para tal?

Ao meu ver vai agregar muito valor.... eu mesmo, depois dessa semana quero conhecer mais sobre AdSense e o AdWork.

Participe!!!

=========================================


2 comentários:

Lucia disse...

Informações preciosas principalmente para quem está iniciando no marketing digital. Obrigada.

ricardo disse...

Execelente dicas ! Eu que estou aprendendo me ajudou bastante !