sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Crise? Oba!

A palavra crise está intimamente ligada a algum ruim, não é mesmo?
Parece que quando algo ou alguém está em crise, temos sinônimo de problemas, desastres, falta de tudo…
Agora, sejamos francos: Qual o papel do advogado senão o de gerenciar as crises alheias?
Quer se divorciar? Procure um advogado…
Quer apartar brigas? Procure um advogado…
Quer gerenciar melhor a economia, impostos de sua empresa? Procure um advogado…
Enfim, crise? Procure um advogado…
Crise é uma excelente oportunidade de separar aqueles que realmente são grandes dos pequenos e falsos grandes. Pessoas grandes e empresas preparadas sabem que as crises podem ser fatores de crescimento, enquanto outras preferem a onda de tudo está ruim e vamos ficar na m… mesmo….
Vejamos este texto atribuído a Albert Einstein:
“Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar “superado”.
Quem atribue à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais aos problemas do que às soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”
Albert Einstein

E tem mais: Tem pessoas que confundem crise com mudança. São coisas distintas. Mudar faz parte da vida. Crise são momentos.
A mudança deve ser encarada como Chico Buarque afirma: “As pessoas têm medo das mudanças. Eu tenho medo que as coisas nunca mudem”. Já crises, precisam ser enfrentadas, superadas e ajudadas por profissionais preparados, como os advogados, entre outros.
Observe, pense, somente depois aja. A crise pode ser apenas uma gota dágua ainda fazendo ondinhas…
Já sobre mudança, mude, sempre. Não aceite rotinas. Não aceite as frases do tipo sempre deu certo e em time que está ganhando não se mexe.
Até a água muda de líquido para gasoso antes de ser líquido de novo em outro lugar para permitir que a vida exista.
Mude. Para continuar existindo no mercado. Mude.
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Nenhum comentário: