quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

[Departamento as quintas] Bambu Chinês

Todas as quintas-feiras publicamos no portal GestãoAdvBr um artigo inédito sobre departamentos jurídicos e seus relacionamentos internos, com escritórios terceirizados e muito mais. Nos acompanhe!
No universo corporativo, um dos elementos mais desejados pelos sócios em seus administradores e colaboradores mais graduados é a flexibilidade.
Ter flexibilidade significa mais maturidade emocional, mais crítica dos procedimentos e menos envolvimento pessoal.
Inicialmente, façamos uma reflexão do Bambu Chinês e suas características:

A Lição do Bambu chinês
Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada, Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, Mas, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída…
Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês:
você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento,e, às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos…
Mas, se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava…
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos,de nossos sonhos…
(texto retirado da internet, desconheço autor)

Somos muito parecidos com o bambu: Aprendemos ao longo da vida a nos fortalecer internamente, a buscar mais nas pessoas o que elas podem dar e menos apenas aquilo que delas queremos extrair, estamos mais sociabilizados com a realidade de todos e percebemos que podemos dar atenção as pessoas sem se intrometer em seus problemas pessoais.
Algumas pessoas ainda insistem em não crescer internamente e com isto perdem a oportunidade de ter a maior aventura de toda a vida: A viagem dentro de si mesmo.
Em um ambiente profissional, pessoas que estejam mais preparadas para lidar com pressão, com números, focados em resultados e principalmente tudo isto dentro de um ambiente sadio e de bom humor, são essenciais. Aliás, sonho de consumo de qualquer empresa.
Você, gestor, observa isto em sua equipe? Percebe aqueles que são mais profundos daqueles que são mais rasos? Compreende que lidar com cada tipo de pessoa nas suas diferenças é que o faz a verdadeira integração do grupo?
Você, colaborador, percebe esta mudança em si mesmo? Compreende que mudar significa crescer e ficar parado significa ter que procurar outro emprego?
Cada um tem seu tempo, cada tempo leva consigo a evolução que cada um em seu tempo conseguiu ter. Simples e paradoxalmente complexo assim.
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Nenhum comentário: