sexta-feira, 5 de abril de 2013

Soluções simples, complexas ou impossíveis?

O amigo Marcelo Arruda me enviou um vídeo sobre uma história de um engenheiro, 80 milhões e uma solução simples… Em 2009 havia escrito um artigo sobre o tema e resolvi dividir com vocês, já que o tema ainda é muito atual:

Artigo de 2009:
Vale a pena ver este vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=p-okhv8mY4M
Este vídeo demonstra de forma clara que a solução dos problemas nem sempre está em soluções caras, mirabolantes e quiçá inovadoras. O que realmente importa é a gestão do conhecimento, ou seja, como eu aplico o meu conhecimento.
A idéia deste vídeo remete ao marketing jurídico. Investir pesado dá resultado? Pode ser que sim, mas antes de investir, leia estes posts aqui. Pode ser que a sua bagagem de conhecimento traga mais e mais resultados práticos que um time completo de consultores.
Muitos podem se questionar: Mas porque ele escreve dicas se ele também é consultor? Simples: Se o meu trabalho não puder agregar um valor diferente daquele que o meu cliente sozinho pode fazer, ele não serve para nada.
Sinto orgulho do meu trabalho e do valor agregado do mesmo, quiçá valor social de crescimento das empresas/escritórios que atuo, contudo, sempre estou em busca da constante evolução para agregar mais e mais valor ao meu cliente e ao cliente do meu cliente.
E você?
Pensa que o importa é o seu cliente?
E o cliente do seu cliente?
Pense e repense antes de fazer algo. Estes minutos podem economizar muito dinheiro!
Sucesso!

Ainda hoje observamos isto: Soluções mirabolantes para problemas que requerem soluções simples.
A primeira análise que devemos fazer é: Qual é o nosso real problema? Ou seja, o que realmente, sem emoções e superlativos estamos lidando e quais as responsabilidades e consequencias deste problema.
Desvendado o problema, as soluções devem ser pensadas e repensadas sobre várias óticas. Os engenheiros descobriram uma solução no exemplo do vídeo, contudo era uma solução cara e trabalhosa. Entretanto, era uma solução. Se houvesse maior pensar sobre o tema, o ventilador poderia ter aparecido como outra solução.
Enfim,
Soluções simples, complexas ou impossíveis?
Nenhuma delas. O que importa realmente é se é uma solução viável e plausível.
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestãoAdvBr
www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Nenhum comentário: