terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Traição empresarial. Como assim?

Stephen Kanitz nos brindou com um artigo intitulado 30 razões para não trair sua esposa, que já foi objeto de reflexão minha no blog pessoal há alguns dias.
Contudo, ao refletir sobre o tema, percebi claramente que o mesmo tem ampla relação com o universo empresarial.
Não da traição do cliente diretamente ou de colegas em si, mas do motivo inverso: Do porquê não trair.
Ao compreendermos que devemos ter fidelidade, devemos fazer mais pela nossa esposa, devemos estar alinhados com aqueles que já estão ao nosso lado por mais tempo, temos uma verdadeira e real lição corporativa.
Vamos aos motivos de Kanitz sobre o tema:
Alguns homens precisam de somente uma razão, mas aqui temos trinta:
1. A estatística de que 80% dos homens traem as suas mulheres é uma lenda urbana. Provavelmente espalhada pelos homens que traem. Não acreditem.
2. A estatística mais correta é 40%, que embora pareça ser muito elevada mostra que a maioria dos homens casados é fiel, 60%.
3. E mesmo estes 40% não espelham exatamente a realidade. As pesquisas perguntam “Você já traiu a sua mulher? “  Mas não perguntam quantas vezes.
Quando se pergunta, descobre-se que 75% traíram suas mulheres de fato, mas foi uma única vez. Traidores contumazes são somente 10%.
4. Quando um homem trai uma única vez, ele não se exime do rótulo de “traidor”, mas há uma enorme diferença. Ele está demonstrando, para si e para os homens que estão lendo este texto, que a experiência não foi tão fantástica assim, que não foi nada do que os amigos e a mídia disseram que seria.
5. Ou seja, 70% dos homens que traem o fazem uma única vez e se arrependem, ou pelo menos não voltaram a trair.
6. Muitos homens (e mulheres) traem porque deixaram outros problemas do casal se acumularem. Se você não consegue resolver seus problemas à medida que eles ocorrem, segredo número um de um casamento, criar um outro problema não será a solução.
7. A razão que 70% acha que a aventura foi decepcionante, é que sua mulher aprende ao longo dos tempos a mexer nos botões exatos e no momento certo para deixá-lo nas nuvens, e eu você, vice versa. A mulher que o conhece numa única noite não saberia nem por onde começar, e vice versa, e a experiência será uma decepção.
8. Hoje, as mulheres traídas não deixam barato, e além da fama de traidor provavelmente você acabará a sua vida também com a fama de corno.
9. Das mulheres que traem os seus maridos, 70% os traem na semana da ovulação. Enquanto você trai com camisinhas, elas traem para engravidar. Portanto, pelo menos não traia a sua esposa na semana que ela está ovulando.
10. Dez por cento das mulheres têm um filho que não é exatamente do marido. Ou seja, 30% das mulheres que têm 3 filhos, um deles não é do marido. É muito alta esta estatística.  Pior, se 30% conseguiu ter um filho de um homen mais lindo do que você, eu diria que pelo menos 50% tentaram mas não conseguiram. Você gastaria melhor o seu tempo vigiando a sua esposa, do que desparecendo por aí sem dar satisfação.
11. Trair sua mulher uma única vez e ficar arrependido para o resto da vida não compensa, a não ser que seja a Cameron Dias, que infelizmente não está nem aí por você.
12. Se você é um traidor serial, saiba que mais dia menos dia, sua esposa descobrirá.
13. Se o Diretor Geral da CIA não conseguiu manter segredo, imagine você.
14. Sempre haverá alguém que sabe de tudo, sua própria amante, e é ela quem irá te entregar. Foi a Monica Levinsky que contou para todo mundo, não o Bill Clinton.
15. Achar que trair com uma mulher casada é mais seguro, é outra lenda urbana. Mais dia menos dia, numa briga de casal, ela dirá para o seu marido. “Seu amigo x, inclua aqui seu nome, transa muito melhor do que você”. Eu, heim!
16. Achar que sua amante é fiel a você é outra ingenuidade. Você já conhece o caso do Presidente da República do Brasil que adotou o filho seu com a amante, para depois descobrir que não era seu. Será sempre lembrado por isto, você vai querer o mesmo?
17. Você pode driblar a sua esposa, mas não seus amigos, os filhos de seus amigos, que mais dia menos dia verão você com quem não deviam.
18. Pior do que a sua esposa ficar sabendo, é a sua filha. Ao contrário da mãe, elas nunca perdoam. Repito, nunca perdoam.
19. Pense no ex-Presidente Bill Clinton, e diga qual é a primeira ideia que vem à sua mente. Não foi que ele equilibrou pela primeira vez em 300 anos o orçamento americano, mas o que teve um caso com uma estagiária.
20. Tem muita mulher jovem e solteira por aí que não quer casar, só quer seu filho e uma pensão alimentícia para o resto da vida. Pode te custar muito caro.
21. Quando casamos prometemos que não queríamos um casamento onde reinasse o ciúme, ou a preocupação de que alguém chegou tarde porque estava com um caso num motel. Fidelidade é recíproca.
22. Quando traidores contumazes são pegos, eles enviam declarações à imprensa como estão arrependidos, pedem desculpas e perdão às famílias e filhos pelo constrangimento da situação. Honestamente, isto vale a pena em troca de 10 noites mal transadas num motel?
23. Estes garanhões vão provavelmente conviver com uma esposa, puta da vida para o resto da vida, que vai lhe castrar para o resto da vida, lembrando do fato a cada nova discussão. Pergunte para o Bill Clinton como é viver agora com a Hillary Clinton, e ao Dominique Kahn. Hoje são cordeirinhos de dar dó.
24. Ser fiel no casamento não significa ser fiel antes do casamento, antes de conhecer a sua alma gêmea. Este é o período de farra, de mostrar que você é um garanhão e tanto. Cada fase da vida tem o seu calor e seu desfecho. Sair aos 50 fazendo o que você fazia aos 30 é sinal de insegurança, imaturidade, e simplesmente ridículo.
25. Você escolheu sua mulher porque ela era a melhor mulher disponível, mesmo sabendo que estatisticamente outras mais fantásticas iriam eventualmente surgir na sua vida. Ela fez o mesmo, por isto vocês prometeram ser fiéis, apesar das beldades e garanhões que ambos iriam conhecer no futuro.
26. Seus filhos lhe deram muito trabalho e muita alegria, e aos 50 anos a última coisa que você quer é ter um filho com uma aventureira e dividir seu patrimônio. Se você quer insisitr no assunto, verifique constatemente se ela está ou não tomando a pílula. Precisa ver de fato, não confie nela. Muitas querem ter um filho sem marido, e você é o cara ideal para dar uma pensão alimentícia.
27. O padrão mais ético na sociedade antigamente era, por incrível que pareça, a prostituta. Elas eram discretas, não telefonavam às esposas nem chanteavam os maridos com fotos feitas no Iphone. Hoje esta ética não existe mais, a que ponto chegamos, nem nelas hoje se pode confiar.
28. A primeira função do sexo é procriar. Animais fazem isto todo dia, com parceiras novas numa boa. Mas nenhum usa camisinha como você. Em termo evolutivo, você está gastando energia à toa, o que Freud chamaria de comportamento neurótico.
29. A segunda função do sexo é levar a parceira às nuvens para que ela volte pedindo mais, mais e mais. Isto é necessário para que ela não o troque pelo novo cacique que acabou de completar sua maioridade. A última coisa que você quer é ter um caso de fim de semana que bata na sua porta querendo mais. O que muitas vezes acontece, se você é tão bom quanto pensa.
30. Existe uma última razão bem mais simples para nunca trair, que não usa a lógica, nem avalia as consequências.
Você não trai ninguém, esposa, filhos, amigos, porque você simplesmente não é um traidor.
Fonte: http://blog.kanitz.com.br/2012/12/25-raz%C3%B5es-para-n%C3%A3o-trair-a-sua-esposa.html
Para mim existe ainda mais um razão, quiçá a 31:
Não traia a sua mulher porque você a ama.
Se você quiser ler minhas ideias no campo pessoal sobre este assunto, leia todo o artigo aqui.
Agora, no universo corporativo temos uma similitude: Você tem um cliente X há anos, já conhece como trata-lo, já sabe aquilo que ele gosta ou não, já sabe como tratar aquele diretor, já sabe como fazer os relatórios, enfim, já tem uma relação com a empresa.
Daí, você faz o que toda empresa deve fazer, diferente do homem: Você sai a caça de novos clientes…
Contudo, exatamente como homem igualmente deve fazer, você deve atender bem o seu cliente, deve fideliza-lo em tudo que puder, deve dar a ele o melhor de si sempre para que ele  ame estar contigo como parceiro de negócios.
Aprendeu novas metodologias de relatórios, indicadores, mensuração com outro cliente? Porque não aplicar ao seu antigo e fiel cliente? Surpreender faz parte de um relacionamento saudável.
Jamais esqueça que tudo na vida, inclusive no corporativo, são relacionamentos.
Trate da melhor forma, surpreenda e principalmente faça como a minha sugestão 31 do artigo: ame com carinho e atenção o seu atual cliente. Será ele, atual cliente, que irá te recomendar e até trazer pela mão outros clientes (diferente da sua mulher, lógico ;) ).
Não traia seu cliente com o novo cliente. Faça de tudo pelo novo e pelo antigo. Cada um pelo seu motivo, o novo para ser cativado e conquistado e o antigo para ser o seu melhor amante, quer dizer, aquele que bem atendido te dá prazer em ter como cliente e ainda indica para outros.
Nada mais antigo que a indicação boca a boca e a palavra certa de um cliente satisfeito. Nada mais antigo e eficiente. Não existe marketing melhor e mais eficaz.
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Nenhum comentário: