sexta-feira, 15 de março de 2013

Consumidor: Todos somos, não é mesmo?

Não importa se você trabalha para empresas ou para pessoas físicas.
Não importa quem você defende como time de futebol.
Não importa a forma como você paga suas contas, com dinheiro, cartão de crédito ou cheque (será que alguém ainda usa?).
Em algum momento da vida e em muitos que sequer nos damos por conta, somos consumidores.
No dia 15 de Março comemoramos o dia mundial do consumidor. Uma data que nos leva a uma reflexão importante: Sabemos quando somos consumidores e principalmente quais os nossos direitos?
Óbvio que não. A maioria sequer sabe seus direitos trabalhistas, quiçá aqueles que decorrem de serem destinatários finais de um produto ou serviço.
Quando pensamos nesta definição do artigo 2 do Código de Defesa do Consumidor (Art. 2° Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.), concluímos que nosso cliente é consumidor, não é mesmo?
Cliente. Aquela pessoa que paga pelo seu conhecimento.
Cliente. Aquela pessoa que precisa de você para realizar seus sonhos ou defender seus direitos.
Cliente. Aquela pessoa que sustenta a sua vida.
Pois é. O cliente. Um consumidor. Quem diria…
E este cliente quer tanto ser respeitado. Ser entendido. Ser bem tratados.
Como você trata o seu cliente?
Todos sempre respondem com cordialidade, verdade, amor, carinho, etc. Mas, contudo, todavia, entretanto e também porém, na prática, nem sempre isto acontece.
Os sócios assim respondem porque eles ACHAM que isto realmente acontece, ou porque quando eles atendem o cliente eles o fazem. Mas, você tem indicadores de que seus colaboradores fazem o mesmo?
Quando somos bem recebidos, com cordialidade, respeito, atenção, voltamos aquele lugar. O preço começa a ser secundário. Agora, nos lugares onde somos desrespeitados ou tratados como apenas mais um, somente  e unicamente o preço poderá nos levar até lá de novo.
E no seu escritório?
Como o cliente é recebido? Quais indicadores você possui para averiguar se os colaboradores estão realmente tratando ele adequadamente?
Pense seriamente nisto. Seja consumidor de serviço ou produto, todos somos consumidores. Inclusive o seu cliente.
Aproveite este dia 15 de Março para refletir sobre este tema. Algumas perguntas que auxiliam nesta reflexão (referente a escritório de advocacia):
Como a sua empresa trata o cliente?
Estão presentes os elementos de excelência no atendimento?
O cliente recomenda a sua empresa?
Você monitora o desempenho da sua equipe?
Você treina a equipe no lado material (direito, peças, processo, etc) e no lado atendimento (cordialidade, presteza, etc)?
Faça uma análise cuidadosa destes pontos, pois o cliente não é apenas um comprador/consumidor. Ele é o seu chefe!
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestãoAdvBr
www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

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