segunda-feira, 11 de março de 2013

Networking: 7 dicas para usar e abusar dele!


Já disse, afirmei e repito: Networking, ou seja relacionar-se com os contatos é a melhor e mais eficiente forma de marketing, seja ele jurídico ou não.
Lógico, não adianta sair por aí querendo fazer contatos, como se fazer contatos fosse a única questão a ser analisada.
Ter contatos muitas vezes é inútil. O mais importante é como usar e abusar destes contatos!
Como fazer?
Primeiro, lembrando-se que são pessoas, antes de tudo. Ter na agenda o nome, telefone e email de um sócio de uma empresa que foi apresentado em um evento e você nunca falou com ele e tenta puxar papo depois de 3 anos não irá resolver muito.
Contatos foram feitos para serem lembrados,  contatados, mencionados.
Em segundo, devemos recordar que as pessoas não tem tempo hoje em dia para coisas improdutivas, embora, um café, happy hour ou bate papo descontraído não entrem nesta categoria. Quero dizer que tentar ligar as 15h para alguém tentando vender algo é muito pouco agradável e recomendável. Quem sabe tentar no final do expediente um bate papo sobre o assunto que gera o produto que você trabalha?
Vamos as dicas do IDGNOw! sobre o tema:
O  coach Ford Myers, ex-presidente da empresa norte-americana de coaching Career Potential, afirma que as vantagens na atividade de manutenção de contatos profissionais é benéfica a todos, do candidato até o gestor de vagas de trabalho.
“Quem faz o networking de forma apropriada dá mais que recebe”, resume Ford.
Autor da obra “Get the Job You Want – Evene When No One´s Hiring” (conquiste a vaga que quiser – mesmo quando não há contratações, em tradução livre do inglês), Myers procura esclarecer aos preocupados que muitos dos temores comuns são infundados.
1. Sua forma de se aproximar diz muito sobre você: As pessoas a sua volta podem estar secretamente à procura de alguém para compor seu quadro de profissionais. Elas também podem estar reticentes em agendar compromissos ou dar telefonemas para conversar sobre a questão. Então, se concordam em te receber para uma conversa, estão, na verdade, realizando um ensaio com sua postura e com seu comportamento.
2. Você vale o que sabe: Se está em atividade, realizando networking a todo vapor, possivelmente tem um conhecimento razoável sobre as vagas e ouve nas entrevistas como anda a economia e quais são, em parte, os planos estratégicos de outras companhias. Esse conhecimento é valioso para outras pessoas, incluindo seus potencias empregadores.
3. Existe interesse em ajudar você: Sim, existe. Ajudar aos outros em sua busca por emprego aumenta a moral de quem realiza a ponte. Se alguns fazem isso de forma puramente altruísta, existe outra parcela de pessoas com contatos que fazem isso de olho nos bons fluidos que essa ação pode lhes render. Seja qual for o caso, é bom para você.
4. O fator “ego”: Consultar seus contatos sobre questões profissionais faz com que se sintam apreciados. Ao perguntar-lhes algo que denote a necessidade por seus conhecimentos, você lhes atribui status de autoridade em determinados assuntos. Promove neles o senso de valor e em você o senso de alguém que é articulado, qualidade desejada.
5. Networking não é trabalho: Às vezes, o que seu contato mais quer é tomar uma xícara de café e conversar sobre amenidades. Isso pode ser ocasionado por uma carga de trabalho alta demais ou por simples tédio. Seja como for a razão, uma rápida saída para um cappuccino pode render frutos e informações valiosas.
6. As portas se abrem: Se precisar marcar uma reunião com alguém que tenha sido indicado por você, é praticamente certo que você será atendido, e bem. Longe de ser fruto do tráfego de influências, essa receptividade se dá em função da confiança que existe em seu trabalho e na qualidade de seus contatos. Afinal de contas quem vai pôr o trabalho a perder para facilitar uma operação comprometida?
7. Sua situação é pública: Muitas vezes, os seus contatos sabem perfeitamente o que o motiva a procurá-los. Se for uma questão urgente e você passar por necessidades, é bastante possível que os participantes de sua rede se empenhem em resolver seu problema, pois te conhecem e podem ter empatia por você.
Dicas preciosas para serem colocadas em prática hoje!
Além disto, bom senso, foco no cliente e não apenas na sua produtividade/metas e principalmente demonstrar o melhor daquilo que tem para oferecer são diferenciais de sucesso.
Mãos a obra!
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
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