sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BEISEBOL E SOFTBOL

Histórico

Beisebol: O beisebol é um jogo de taco e bola cuja origem remonta ao Egito Antigo, antes de se chegar à forma moderna, desenvolvida sobretudo nos Estados Unidos, no século XIX. As partidas são jogadas por dois times de nove jogadores que se revezam na defesa (arremessando a bola) e no ataque (rebatendo com o bastão).

A cada entrada (inning) de jogo, o time que está no ataque tenta marcar pontos e é obrigado a ir para a defesa quando tem três de seus jogadores eliminados. O objetivo é marcar o maior número de pontos durante uma partida, que tem duração de nove entradas - em caso de empate, o jogo é prorrogado até que saia um vencedor.


Um ponto é conquistado quando um jogador consegue chegar à base principal (home) após passar pela primeira, segunda e terceira bases, que estão dispostas num campo em forma de diamante.


Sobre o Esporte

Softbol: O softbol, em poucas palavras, é uma versão soft, leve, do beisebol. A origem do esporte remete a 1887, nos Estados Unidos, quando George Hancock inventou uma forma de se praticar o beisebol em ginásios cobertos. Logo em seguida, a modalidade saiu ao sol e, na década de 1920, ganhou seu nome atual.

Mais difundido entre as mulheres, que são as únicas a participar da disputa nos Jogos Pan-Americanos, o softbol tem as mesmas regras básicas do beisebol. As principais diferenças estão nas dimensões da bola (maior) e do campo (menor), e no tempo de jogo (que cai de nove para sete entradas ou innings).


Além disso, o arremesso no softbol tem de ser feito de baixo para cima. Mas, assim como no beisebol, o objetivo é marcar o maior número possível de pontos para vencer o jogo.


Ficha

Presidente: Jorge Otsuka

Endereço: Rua Visconde de Ouros, 161, Jardim Aeroporto São Paulo-SP CEP 04632-020

Telefone: (11) 5034 2512

Fax: (11) 5034 0262

E-mail: secretaria@cbbs.com.br

Site: www.cbbs.com.br

Site da Federação Internacional: www.baseball.ch - www.internationalsoftball.com

2 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber a ficha técnnica da bola de beisebol.
obrigada.

Anônimo disse...

Prezada

Nosso cadastro tem como objetivo a busca de negócios no segmento esportivo.

Peço que contate diretamente a Confederação.

Abraço;

Mauro