sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TIRO ESPORTIVO

Histórico

A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo é uma das entidades com raízes mais antigas no esporte nacional. Sua história começa em março de 1899, quando foi criado o Tiro Nacional, entidade que congregava as Sociedades de Tiro do país.

Em 5 de setembro de 1906 foi criada a Confederação do Tiro Brasileiro. Fundada em 28 de novembro de 1947, a Confederação Brasileira de Tiro Alvo passou a se chamar Confederação Brasileira de Tiro na década de 90. E em 1º de dezembro de 1999 a entidade mudou de nome mais uma vez, surgindo a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.

Sobre o Esporte

O uso de armas de fogo em práticas esportivas começou no século XIX. Os primeiros registros dão conta de competições na Suécia e, rapidamente, o resto da Europa e do mundo aderiu à modalidade. O tiro atualmente tem quatro categorias: pistola, carabina, tiro ao prato e alvo móvel. Ao todo, são 17 provas.

Nas categorias pistola, alvo móvel e carabina, os atiradores tem por objetivo acertar um alvo que está dividido em círculos concêntricos, cada uma valendo uma pontuação diferente. Quem somar mais pontos vence. Em caso de empate, os últimos dez tiros são o primeiro critério-desempate e assim se segue até que se encontre um vencedor. Nas finais, os casos de empate são decididos com séries extras de tiros.

No tiro ao prato (skeet e fossa) o atleta tem de acertar o alvo de modo a quebrar-lhe um pedaço visível.

Cada prato acertado vale um ponto. Quem somar mais pontos ganha. Os casos de empate são decididos em séries extras de tiros.

Ficha

Presidente: Frederico José Pereira da Costa

Endereço: Rua Miguel Couto, 105/922, Centro Rio de Janeiro-RJ CEP 20070-030.

Telefone: (21) 2223 3313

Fax: (21) 2283 0522

E-mail: cbte@fst.com.br

Site: www.cbte.org.br

Site da Federação Internacional: www.issf-shooting.org

Nenhum comentário: