sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VOLEIBOL

Histórico


A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) foi fundada em 1954. A entidade conta atualmente com 27 federações filiadas e mais de 87 mil atletas - entre vôlei de quadra e praia - em seus cadastros.


Sobre o Esporte


Vôlei: Assim como o basquete, o vôlei é um esporte que tem sua origem bem determinada. Foi em 1895 que o professor Wlliam G. Forman criou a modalidade, então conhecida como "minonette", com regras um pouco diferentes das atuais.


O vôlei é disputado por duas equipes de seis atletas, separadas por uma rede por cima da qual a bola deve passar na disputa dos pontos. Cada jogo é uma melhor de cinco sets. Os quatro primeiros vão a 25 pontos (a menos que haja empate em 24, quando a disputa é prorrogada até que um time abra vantagem de dois pontos) e o último vai a 15 (valendo a mesmo regra em caso de empate em 14 pontos). Para conseguir um ponto, uma equipe tem que fazer com que a bola caia no campo adversário, dispondo de um máximo de três toques, além do contato do bloqueio, para consegui-lo.


Atualmente, os atletas podem usar quaisquer partes do corpo para tocar na bola, mas não podem agarrar ou conduzir a bola. Um jogador não pode dar dois toques consecutivos na bola, exceção feita apenas para a ação do bloqueio.


Vôlei de praia: Jogar vôlei na praia é algo que acontece desde as décadas de 40 e 50 em países de litoral extenso tais como Estados Unidos e Brasil. Mas somente em 1986 a Federação Internacional de Vôlei reconheceu a modalidade, concedendo-lhe um estatuto e regras próprias e só em 1999 ele passou a integrar o


Programa Pan-Americano.

A estrutura básica é idêntica à do vôlei de quadra. Porém, em vez de duas equipes de seis, o vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos é jogado em duplas. A forma de marcar pontos também é igual à do vôlei de quadra, mas, na praia, as disputas são em melhor de três sets.


Os dois primeiros vão até 21 pontos (em caso de empate em 20, a disputa é prorrogada até que uma dupla abra dois pontos de vantagem) e o último vai a 15 (valendo a mesma regra em caso de empate em 14).


Ficha


Presidente: Ary da Silva Graça Filho

Endereço: Shopping Città America Av. das Américas, 700 - Bloco 7 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ

CEP 22640-100.

Telefone: (21) 2114 7200

Fax: (21) 2132 8885 / 2114 7272

E-mail: cbv@voleibrasil.com.br

Site: www.cbv.com.br

Site da Federação Internacional: www.fivb.org

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito de sua matéria, me ajudou muito.

Mauro disse...

Que bom que gostou, o objetivo é ajudar.... abraços.

suzana disse...

meu filho é louco por volei e o sonho dele é jogar na seleção,ele já treina aqui perto de casa mas como fazer para chegar a seleção ou em algum time de volei.Me ajudem por favor.ele tem 15 anos e o instrutor dele diz que ele joga muito bem,só não sei como começar.
obrigada.