Histórico
O remo foi vinculado à Confederação Brasileira de Desportos até 25 de novembro de 1977, quando foi criada a Confederação Brasileira de Remo.
O primeiro presidente efetivo da CBR foi Lon Teixeira de Menezes, eleito em fevereiro de 1978.
Sobre o Esporte
Barcos a remo são usados como meio de transporte desde a Antigüidade Grega, o Império Romano e o Egito Antigo. Como esporte, sua origem mais provável é a Inglaterra vitoriana dos séculos XVII e XVIII.
No entanto a popularização só aconteceu no século XIX. Nesse período, foi exportado da Europa para a América, onde a tradição das regatas entre as universidades britânicas de Oxford e Cambridge também foi adotada, por Yale e Harvard. Competições de remo são mais antigas do que a maioria das de outros esportes olímpicos da Era Moderna. E o conceito se mantém o mesmo até os dias de hoje.
Barcos em que cada remador conta com dois remos (um em cada mão), divididos por raias, competem lado a lado em águas calmas para ver quem é o mais rápido. Atualmente, a distância oficial desse percurso em linha reta para Jogos Olímpicos e Pan-Americanos é de 2.000m. As embarcações - com ou sem timoneiro, ou skiff - podem ter um, dois, quatro ou oito componentes. O timoneiro, integrante que não rema e é responsável por orientar e incentivar os remadores, não entra na conta dos componentes.
Tanto para homens quanto para mulheres, há também as disputas na categoria peso leve.
Ficha
Presidente: Rodney Bernardes de Araújo
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1424, Lagoa (Estádio de Remo da Lagoa) Rio de Janeiro-RJ
CEP 22470-000
Telefone: (21) 2294 3342
Fax: (21) 2294 3342
E-mail: cbr@cbr-remo.com.br
Site:www.cbr-remo.com.br
Site da Federação Internacional: www.worldrowing.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário