sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE LUTAS ASSOCIADAS

Histórico

O histórico da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) remonta ao ano de 1979, quando foi criada a Federação de Lutas do Estado do Rio de Janeiro - primeira federação especializada em luta olímpica. Nesta época, o esporte ainda era comandado pela Confederação Brasileira de Pugilismo.

Em 1988, foi criada a Confederação Brasileira de Lutas (CBL) e, em 1999, uma dissidência criou a Confederação Brasileira de Luta Olímpica Amadora (CBLOA). Dois anos depois surgiria a Confederação Brasileira de Lutas Associadas.

Sobre o Esporte

As lutas olímpicas são consideradas algumas das modalidades mais antigas de que se tem notícia. Nos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga já se disputavam combates de luta no estilo da atual greco-romana.

São três as modalidades de lutas (greco-romana, livre e luta feminina), divididas por categorias (sete na greco-romana, sete na livre e quatro na feminina). A greco-romana difere da livre por um aspecto simples: na primeira só se pode usar os braços e o tronco, enquanto na segunda, o uso das pernas também é permitido. Nas duas, porém, o objetivo é imobilizar o adversário de costas para o chão e, além disso, golpes baixos, estrangulamento, dedo no olho e puxões de cabelo são proibidos. Os combates são disputados em três rounds de dois minutos cada.

Caso nenhum dos atletas consiga imobilizar seu oponente, a luta é decidida por pontos, que variam de acordo com os golpes e punições aplicados.

Ficha

Presidente: Pedro Gama Filho

Endereço: Rua Sete de Setembro 135/3º andar, Centro Rio de Janeiro-RJ CEP 20050-006

Telefone: (21) 9222-2297

Fax: (21) 2539-9441

E-mail: cbla@cbla.com.br

Site: www.cbla.com.br

Site da Federação Internacional: www.fila-wrestling.com

Nenhum comentário: