sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS AQUÁTICOS

Histórico


Responsável pela organização no Brasil de quatro esportes olímpicos (natação, natação sincronizada, pólo aquático e saltos ornamentais), a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos surgiu em 1988 a partir da antiga Confederação Brasileira de Natação.

Em 1988 a entidade contava com três mil atletas em seus cadastros. Hoje, a CBDA já tem mais de 65 mil atletas cadastrados.

Sobre o Esporte

Natação: Até chegar a seu formato olímpico atual - com competições em piscinas de 50m e oito raias (onde são disputadas eliminatórias, semifinais e finais), provas individuais e de revezamento, nos nados livre, peito, costas e borboleta, completando distâncias que variam de 50m a 1.500m - a natação teve disputas dos mais diversos tipos.


A mitologia grega está cheia de referências ao nado mas certamente ele esteva presente na vida do homem desde a Pré-História. O século XIX é o marco mais provável do início da prática da natação como um esporte, com o aparecimento das competições, em que os atletas usavam um estilo parecido com o nado peito. O crawl, usado no estilo livre, foi uma adaptação da forma de nadar de índios da América do Sul.


Em Jogos Olímpicos, até 1908, quando foi criada a Federação Internacional de Natação (FINA) e foram realizados os Jogos de Londres, na Inglaterra, a natação já havia sido disputada no mar, em rios e lagos, e tido provas de nado subaquático, nado com obstáculos e mergulho em distância.

Natação Sincronizada: Antes de se tornar modalidade olímpica, a natação sincronizada era, literalmente, coisa de cinema. A partir dos shows aquáticos com acrobacias apresentados nos EUA no começo do século XX pela nadadora australiana Annette Kellerman, a modalidade foi desenvolvida por Katherine Curtis ao associar figuras feitas na água por corpos de nadadoras com acompanhamentos de músicas e chegou aos musiciais do estúdio MGM estrelados nas décadas de 40 e 50 por Esther Williams.


Após uma apresentação dos alunos de Katherine Curtis na Feira Século do Progresso, realizada na cidade americana de Chicago em 1933 e 34, o nadador olímpico Norman Ross cunhou o termo "natação sincronizada". O seu formato atual foi desenvolvido na mesma época pelo estudante americano Frank Havlicek.


É um dos poucos esportes restrito apenas a mulheres, que competem em solos, duetos ou times de oito, fazendo figuras obrigatórias e livres numa piscina e avaliados na técnica e na criatividade por jurados. Ao contrário dos outros esportes aquáticos, só foi disputado pela primeira vez nos Jogos Pan-Americanos em 1955.

Pólo Aquático: Foi desenvolvido paralelamente na América do Norte e na Europa no século XIX e, atualmente, leva o nome americano tem forma mais influenciada pelas origens européias. Segundo as regras formuladas pelo americano Harold Reeder, os competidores jogavam flutuando sobre barris, como se fossem cavalos, e acertavam a bola com tacos como no pólo.


Na Inglaterra, o esporte surgiu como uma versão aquática do rúgbi e evoluiu para semelhanças com o futebol - dois times de sete jogadores (sendo um goleiro), se enfrentam numa piscina, disputando a posse da bola rumo ao gol adversário, sem poder tocar os pés no chão ou a mão na borda da piscina, por quatro quartos de sete minutos.


Saltos Ornamentais: A história dessa modalidade já explica muito a seu respeito. Sua origem data do século XVII, quando ginastas suecos e alemães começaram a praticar suas acrobacias pulando sobre um terreno que causaria danos físicos menores em caso de queda: a água.


É disso que o saltos ornamentais se tratam -realizar acrobacias no ar, saltando de plataformas de 10m ou trampolins de 3m, e entrar na água de forma suave e elegante. Nos Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, em 2000, uma nova categoria foi introduzida: os saltos sincronizados. Pares de homens e mulheres saltando simultaneamente e sendo julgados, não apenas pela qualidade técnica, estilo e grau de dificuldade do salto mas também pelo sincronismo entre os dois parceiros.

Ficha

Presidente: Coaracy Gentil Monteiro Nunes Filho

Endereço: Rua Prof. Eurico Rabelo, s/n Portão 18 - Parque Aquático Julio De Lamare, Maracanã Rio de Janeiro-RJ - CEP 20271-150

Telefone: (21) 2142-7676

Fax: (21) 2142-7654

E-mail: cbda@cbda.org.br

Site: www.cbda.org.br

Site da Federação Internacional: www.fina.org

Nenhum comentário: