sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA

Histórico

A ginástica olímpica foi oficializada no Brasil em 1951, com a criação da federações do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, que no mesmo ano se filiaram à Confederação Brasleira de Desportos (CBD).

A Confederação Brasileira de Ginástica foi fundada em 25 de novembro de 1978.

Sobre o Esporte

Um dos esportes que mais atrai a atenção do público em Jogos Pan-americanos e Olímpicos é a ginástica. Praticada pelo menos desde a Antigüidade, a modalidade ganhou sua forma moderna pelas mãos do professor alemão Friedrick Ludwig Jahn, que formulou regras e aparelhos, e abriu o primeiro campo de ginástica de Berlim, em 1811.

Atualmente, a ginástica tem três modalidades olímpicas: a artística, a rítmica e o trampolim acrobático. Nas três, o objetivo é conseguir a melhor nota nas avaliações dos juízes, que julgam o grau de dificuldade dos movimentos e a execução.
Na ginástica artística, a competição pode ser individual ou por equipes, sendo aberta a homens, que disputam seis provas (salto sobre cavalo, cavalo com alças, argolas, barra fixa, barras paralelas e solo); e mulheres, que disputam quatro provas (salto sobre cavalo, trave, barras paralelas e solo).
Já a ginástica rítmica é exclusivamente feminina, com competições individuais e por equipes, usando cinco aparelhos (fita, corda, maça, bola e arco). Por fim, o trampolim acrobático é uma prova de um aparelho só, o trampolim, disputada por homens e mulheres.

Ficha

Presidente: Vicélia Angela Florenzano

Endereço: Rua Profª Antonia Reginato Viana, 921, Capão da Imbuia Curitiba-PR CEP 82810-300.

Telefone: (41) 3266-8489 / 3266-8990

Fax: (41) 3029 2210

E-mail: cb.ginastica@avalon.sul.com.br

Site: www.cbginastica.com.br

Site da Federação Internacional: www.fig-gymnastics.com

Nenhum comentário: