Histórico
Antigamente vinculado à Confederação Brasileira de Desportos Terrestres, o pentatlo moderno ganhou sua própria entidade nacional em outubro de 2001, com a fundação da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno.
A CBPM possui cinco federações filiadas: Federação Gaúcha de Pentatlo Moderno (FGPM), Federação de Pentatlo Moderno do Estado do Rio de Janeiro (FPMERJ), Federação de Pentatlo Moderno do Distrito Federal (FPMDF), Federação Pernambucana de Pentatlo Moderno (FPEPM) e Federação Paulista de Pentatlo Moderno (FPPM).
Sobre o Esporte
Criado na Grécia Antiga, o pentatlo moderno atravessou os séculos mas manteve a característica de ser o mais completo dos esportes. Na Antigüidade, a modalidade reunia a corrida de 200m, arremesso de disco e dardo, salto em distância e luta livre.
Mas, no século XX, transformou-se, adotando provas mais diversas ainda. Por ordem de disputa: tiro, esgrima, natação, hipismo (saltos) e atletismo. As provas são disputadas ao longo de um dia e, nas quatro primeiras, os atletas somam pontos de acordo com seu desempenho.
A partir dessa pontuação, define-se a ordem de largada da corrida de 3.000m: cada atleta larga separadamente, a intervalos que variam de acordo com os pontos somados nos eventos anteriores. O vencedor da corrida ganha a medalha de ouro do pentatlo moderno.
Ficha
Presidente: Helio Meirelles Cardoso
Endereço: Rua Visconde de Inhaúma 39 / 706 Centro - Rio de Janeiro-RJ CEP 20091-007
Telefone: (21) 2203-0179
Fax: (21) 2253-3182
E-mail: pentatlo@pentatlo.org.br
Site: www.pentatlo.org.br
Site da Federação Internacional: www.pentathlon.org
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário