sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HIPISMO

Histórico

Em 1935 houve um movimento para a criação e registro da Federação Brasileira de Hipismo, mas a entidade nacional do esporte só apareceria em 19 de dezembro de 1941, com a fundação da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).

A CBH foi criada em 19 de dezembro pelas Federações Paulista de Hipismo (FPH), Hípica Metropolitana (Rio) e Hípica Fluminense (Niterói).

Sobre o Esporte

O hipismo é a única modalidade dos Jogos Pan-Americanos em que atleta e animal formam um conjunto. E a importância de cada um é de tal forma dividida que o hipismo também é um dos poucos esportes em que homens e mulheres competem uns contra os outros.

A história da modalidade se confunde com a história da própria civilização, quando o homem começou a usar o cavalo como meio de locomoção e passou a adestrá-lo. Mas foi só em 1921 que foi criada a Federação Eqüestre Internacional. A esta altura, o hipismo já era largamente praticado em suas três categorias.

Saltos é a categoria mais conhecida e, dependendo da competição, ganha quem percorrer um trajeto determinado no menor tempo possível, derrubar o menor número possível de obstáculos ou somar o maior número de pontos. No adestramento, o vencedor é determinado por uma avaliação de juízes, que julgam as performances nos movimentos obrigatórios e na coreografia livre.

Por fim, o concurso completo de equitação (CCE) é uma categoria cuja disputa dura três dias, envolvendo adestramento, prova de fundo (subdividida em quatro etapas) e saltos.

Ficha

Presidente: Paulo Sérgio Tavares Parreiras

Endereço: Rua Sete de Setembro, 81, 3º andar, Centro Rio de Janeiro-RJ CEP 20050-005

Telefone: (21) 2253 9492

Fax: (21) 2221 8280

E-mail: cbh@cbh.com.br

Site: www.cbh-hipismo.com.br

Site da Federação Internacional: www.horsesport.org

Nenhum comentário: