sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TÊNIS

Histórico


O tênis era, até 1955, membro da Confederação Brasileira de Desportos (CBD). O movimento para desvincular o esporte e criar sua própria entidade atingiu seu objetivo em 19 de novembro de 1955, quando foi fundada a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).


Sobre o Esporte


As raquetes, que têm grande influência nas características do tênis na atualidade, nem sequer eram usadas no jogo que originou o esporte como é hoje. Registros esparsos de esportes semelhantes foram encontrados na Antigüidade, porém o mais antigo parente reconhecido na árvore genealógica do tênis é o jeu de paume ("jogo da palma", em francês). Era disputado na França do século XI em quadras fechadas, usando as paredes como parte do jogo e a palma da mão para rebater a bola.


Três séculos depois, os primeiros esboços de raquete começaram a aparecer e a divisão da quadra por uma corda já era utilizada. No século XIX, o tênis tomou sua forma básica atual. Um ou dois competidores ficam de cada lado de uma quadra aberta ou coberta, usando raquetes para jogar uma pequena bola para o outro lado da rede. Cada um tem o direito a deixá-la quicar no solo uma vez, tentando evitar que o oponente consiga rebatê-la.


O sistema de contagem em melhor de três ou cinco sets (vencendo um set aquele que ganhar seis games primeiro) e os diferentes tipos de piso (grama, saibro, cimento, sintético, carpete) foram evoluções que aconteceram com o passar dos anos.


Ficha


Presidente: Jorge Lacerda da Rosa

Endereço: Av. Arnolfo Azevedo, 182, Pacaembu - CEP 01236-030 - São Paulo - SP

Telefone: (11) 3868-0160

Fax: (11) 3864-2141

E-mail: cbt@cbtenis.com.br

Site:www.cbtenis.com.br

Site da Federação Internacional: www.itftennis.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é depois que o Sr. Jorge Lacerda, todo falastrão, aproveitando o prestigio do Guga, assumiu a CBT, nosso Tênis foi para o espaço. Nunca ganhamos mais nada. Porque será hein???